Política e eleições na pauta

A quarta e a quinta-feira na associação empresarial de Criciúma serão dedicadas à política. Em especial ao trabalho jornalístico e de marketing de cobertura e assessoramento de candidatos, secretários, líderes e, claro, detentores de mandato. Compol Sul é a primeira edição de um evento nacional, de mesmo nome, que reúne as feras da comunicação no mundo da política. O evento daqui é organizado pelas agências Àpice e Berimbau. “O objetivo é ofertar aqui a possibilidade de qualificação que geralmente as pessoas conseguem encontrar em grandes eventos realizados principalmente nas capitais”, explica o publicitário Alexandre Costa. “E além de trazer grandes nomes, também estamos dando espaço para os profissionais consolidados da nossa região repassarem suas experiências”, emenda Lucas Borges.

Ação Humanitária

A Unesc encaminha na próxima semana uma equipe de profissionais para atuar em ajuda humanitária nas cidades atingidas pelos temporais no Rio Grande do Sul. A informação é da reitora Luciane Cerreta. Enquanto isso, ao longo da semana, a universidade segue recebendo donativos que serão encaminhados para as 96 cidades afetadas pela enxurrada da última semana.

Subiu

A previsão da economia brasileira neste ano subiu para 2,64%. Essa é a terceira semana seguida de melhora da expectativa dos analistas do mercado financeiro. O Banco Central divulgou hoje o boletim Focus com esses dados. Para a inflação, os analistas e economistas esperam que ela feche o ano em 4,93%, um pequeno aumento em relação à semana passada. Ainda acima do teto da meta estabelecida pelo Banco Central.

Segue o impasse

Uma nova reunião foi realizada nesta terça-feira para tentar encontrar uma solução para a obra de revitalização da Avenida Luiz Lazarin no Rio Maina. Segundo o secretário Tita Beloli, o governo de Criciúma não concorda com o resultado do último certame, que apresentou um aumento de 2 milhões no valor global da obra e quer apoio do Tribunal de Contas para resolver o problema e iniciar a obra ainda este ano.

Reduziu

A Polícia Civil de Santa Catarina divulgou os dados de mortes violentas relativas ao período de 1º de janeiro a 11 de setembro deste ano. Os destaques ficam por conta da queda no número de homicídios, com redução de 3,52% e de latrocínios, que recuaram em 76,47%. A comparação entre o mesmo período de 2022 e de 2023 revelou que os homicídios caíram de 369 para 356 casos. Já os latrocínios, o número despencou de 17 no ano passado para 4, até esta segunda-feira.

Economia

Vereador Nicola Martins encaminhou ao prefeito Clésio Salvaro sugestão para alterar a legislação que mantém o pagamento de salário aos servidores que se licenciam das funções para a disputa do processo eleitoral. Sugestão é para que a licença siga as mesmas regras, mas sem o pagamento normal para aqueles que estão em campanha. Segundo ele, se a medida estivesse em vigor na eleição passada, a cidade teria economizado pelo menos 400 mil.

Adotada

Cooperaliança já adotou na emissão de suas faturas a sugestão apresentada por um ouvinte da Massa FM. A sugestão foi dada durante entrevista do presidente Reginaldo de Jesus. Agora, nas faturas, aparece o número de contato de cada empresa responsável pela iluminação pública nas cidades de cobertura da cooperativa. O objetivo é deixar claro para quem o consumidor deve apelar na hora de pedir a troca de lâmpada ou apelar pela ampliação do serviço.

Lilás

O Projeto de Resolução 6/2023, de autoria de todos os vereadores, acaba de ser aprovado, por unanimidade, no plenário da Câmara Municipal de Criciúma. O texto cria a Galeria Lilás na casa legislativa para registrar a história das mulheres parlamentares que passaram pela Câmara e, também, aquelas que estão presentes no Poder Legislativo. Na Galeria Lilás, serão dispostas fotos das ex-vereadoras que exerceram mandato na Câmara Municipal de Criciúma, na condição de titular e suplente, bem como das vereadoras em exercício.