Novo projeto

O projeto de revitalização da Rodovia Luiz Lazarin foi pauta de encontro ontem na capital do estado. Em entrevista à Massa FM, o prefeito Clésio Salvaro explicou que pretende acabar com o impasse sobre a obra, mas vai realizar um terceiro processo licitatório. A primeira licitação foi cancelada por orientação do tribunal que teria identificado sobrepreço. O problema é que no novo processo o custo da obra acabou saindo 2 milhões mais caro e o governo não concorda. “Eu não aceito fazer a obra por esse valor, então vamos realizar uma nova licitação. Eu tenho compromisso com a comunidade do Rio Maina. Além disso, essa é uma obra fundamental, mas ela precisa sair de uma maneira adequada para que Criciúma não pague mais do que deve”.

Campanha

Mais de 50 toneladas de mantimentos foram arrecadadas para famílias gaúchas durante a campanha solidária realizada pelo governo de Criciúma, por meio da Defesa Civil, e pela equipe multi-institucional. Na última semana, mais de 80 cidades do Rio Grande do Sul foram atingidas por um ciclone extratropical, que desabrigou mais de 6,3 mil moradores. Diante da tragédia, doações foram concentradas no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi e já estão a caminho do Rio Grande do Sul.

Casan

O prefeito Clésio Salvaro voltou a cobrar ontem da Casan uma posição com relação ao contrato que prevê o repasse de recursos para a recuperação das ruas afetadas pelas intervenções da estatal. “Todos os dias são pelo menos de sete a dez intervenções e aí eles saem e as ruas ficam abandonadas. Quero resolver essa situação de uma vez por todas para que as ruas não se tornem dor de cabeça aos criciumenses”, destaca.

Susto

O deputado estadual Tiago Zilli levou um susto durante o fim de semana. O parlamentar está representando o estado na conferência mundial dos Geoparques da Unesc e acabou surpreendido pelo terremoto que sacudiu o Marrocos. Em entrevista à Massa FM, ele contou a situação em Marrakech após o tremor que deixou mais de 2 mil mortos no país africano.

Recursos

O presidente da república em exercício, Geraldo Alckmin, anunciou no início da tarde de domingo que o governo federal irá disponibilizar R$ 741 milhões em ajuda ao estado do Rio Grande do Sul, atingido por fortes chuvas e enchentes desde a última segunda-feira. Alckmin fez o anúncio em Lajeado (RS), na Universidade do Vale do Taquari, onde se reuniu com prefeitos locais, ministros e o governador Eduardo Leite.

Novidade

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Santa Catarina está ampliando as formas de atendimento às emergências por meio de motocicletas adaptadas. O primeiro município a receber a inovação é Itapema. O novo veículo, chamado de “motolância”, será utilizado para o atendimento pré-hospitalar em locais congestionados e de difícil acesso. A opção pela implantação do novo serviço se deve à agilidade e eficiência.