Cerca de 50 toneladas colhidas por Criciúma já foram levadas para um Centro de Distribuição em Porto Alegre ontem

Criciúma

Mais de 50 toneladas de mantimentos foram arrecadadas para famílias gaúchas durante a campanha solidária realizada em Criciúma por meio da Defesa Civil e pela Equipe Multi-Institucional. Na última semana, mais de 80 cidades do Rio Grande do Sul foram atingidas por um ciclone extratropical, que desabrigou mais de 6,3 mil moradores. Diante da tragédia, doações foram concentradas no Ginásio Municipal Irmão Walmir Antônio Orsi, e seguiram para Porto Alegre ontem (11).

A estimativa é de que mais de 1 mil pessoas realizaram alguma doação até a manhã de ontem. Foram contabilizados cerca de nove toneladas de alimentos, 16 mil litros de água, 1.196 litros de leite, 14.232 itens de higiene pessoal, 2.708 materiais de limpeza, 27.070 unidades de fraldas, mais de 14.500 agasalhos, 840 pares de calçados, 1.304 roupas de cama e banho, 662 cobertores e 327 cestas básicas. As doações serão levadas em comboio para um Centro de Distribuição na capital gaúcha e, posteriormente, encaminhadas para as cidades afetadas pelo temporal.

“Realizamos uma grande campanha para ajudar as famílias gaúchas que precisam de nós. Cada doação, por menor que seja, fará uma grande diferença. Gratidão a todos os criciumenses que abraçaram essa causa”, contou o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Criciúma, Fred Gomes, os itens mais solicitados pela Defesa Civil do Rio Grande do Sul foram fraldas, roupas de cama, roupas íntimas e papel higiênico.

A arrecadação continua

Em Morro da Fumaça e Urussanga a arrecadação de donativos continua; e houve ampliação dos pontos de coleta. Na cidade fumacense, além do Departamento de Desenvolvimento Social, escolas municipais e centros de educação infantil agora funcionarão como locais de arrecadação. A iniciativa visa facilitar a doação de mantimentos e produtos de higiene e limpeza e atender à solidariedade da comunidade local. As doações serão entregues à empresa Fontanella Transportes para distribuição às famílias necessitadas no RS.

Em Urussanga, os pontos de arrecadação de donativos estão localizados na Rádio Marconi e no Sindicato dos Trabalhadores Rurais do município. O prazo para doações é até a próxima sexta-feira (15). Além disso, o quartel da Polícia Militar em Urussanga também está recebendo donativos.

Na Unesc, o ponto de coleta está localizado no bloco administrativo e aceita doações de água, alimentos não perecíveis, itens de higiene pessoal, fraldas infantis e geriátricas, além de cobertores. A campanha seguirá até esta sexta-feira.

Içara

Os içarenses terão até quinta-feira (14) para entregar as doações no galpão do Departamento de Fomento às Atividades Inclusivas (DFAI), localizada na Avenida Procópio Lima, no centro da cidade, próximo à Praça da Juventude. O local vai continuar aberto das 8h às 20h, diariamente, para receber os mantimentos. Conforme o coordenador da Defesa Civil de Içara, Vitor Dutra, qualquer tipo de ajuda é bem-vinda.

Na quinta-feira à noite, os caminhões da empresa Fontanella Transportes serão carregados com as doações para serem enviadas ao estado vizinho. “O povo içarense sempre foi muito solidário, e não vai ser agora que será diferente. Convidamos toda a população a ajudar os nossos irmãos do Rio Grande do Sul, que estão passando por um momento dificílimo. Vamos fazer uma grande arrecadação nessa mobilização”, destaca a prefeita Dalvania Cardoso.

A Igreja Cristã Abba Pai Church, de Criciúma, ainda recebe nesta terça-feira (12) donativos. Ontem a igreja esteve aberta recebendo os itens prioritários. “Iremos enviar estes itens para que chegue naqueles que precisam. Temos contato com igrejas e instituições sérias no Rio Grande do Sul que irão fazer a distribuição de forma correta. As vidas ceifadas não têm volta, mas podemos tentar consolar quem ficou. É o mínimo que uma igreja pode fazer”, salientou o pastor Telmo Martinello. O ponto de coleta é o espaço Abba Social, localizado na Avenida Jorge Elias de Lucca, no bairro Nossa Senhora da Salete. Informações podem ser obtidas pelo (48) 99671-3399 (Whatsapp).