MDB com candidato

Vereador pelo terceiro mandato consecutivo e único representante do MDB no legislativo, Paulo Ferrarezi não pretende seguir na Câmara. Ele foi lançado pré-candidato a prefeito e não esconde a empolgação com o processo.

O MDB está pronto para disputar o governo?

Eu entendo que sim. Temos trabalhado forte para mobilizar nossa militância. O MDB tem uma história de serviços prestados a Criciúma e pode sim continuar fazendo a cidade se desenvolver cada vez mais. O time, com apoio do deputado Tiago Zilli, está focado.

O senhor tem dito que o partido precisa se renovar, voltar a figurar entre as principais legendas do legislativo. Isso vai acontecer?

Sim, e acontecerá já na eleição do ano que vem. Temos filiado grandes lideranças em todas as comunidades e não são vereadores que vão fazer 100, 70 votos. São pessoas referência e que vão surpreender. O MDB terá em 2025 pelo menos três representantes no legislativo.

Os percentuais nas primeiras pesquisas para a eleição do ano que vem na cidade lhe surpreenderam?

Não. Eu tenho um trabalho prestado para a cidade e sei que as pessoas também estão em busca de pessoas novas, gente com vontade de estar presente nas comunidades e acredito que me enquadro neste perfil. Agora vamos trabalhar, buscar alianças e consolidar essa candidatura para fazer diferente. Sei que historicamente Criciúma sempre teve sobrenomes de peso e oriundos do centro como prefeitos, mas dá para mudar essa história.

E o que o senhor entende como principal proposta?

A saúde vai ser com certeza a grande bandeira da campanha. Eu tenho uma luta nessa área porque vejo as pessoas sofrendo, esperando na fila e sei que dá para mudar. Minha intenção é atuar para humanizar o atendimento de quem mais precisa. Claro que tem muito a ser feito ainda pela cidade, para que ela seja cada vez mais referência e é nesse sentido que vamos compor o plano de governo.

Federação define nomes em Içara

Esta semana registramos na coluna a conversa com a ex-vereadora Edna Benedet sobre as pretensões da federação para disputar o governo em Içara. O cenário agora está consolidado. Pré-candidato ao governo, Lauro Nogueira, comentou a decisão.

O senhor entende que o cenário é propício para a esquerda?

Eu entendo que sim porque tudo o que obtivemos com Bolsonaro foram derrotas, só perdemos. E vamos precisar de toda a mobilização das forças populares para reverter isso. Estamos vendo aos poucos o Brasil se recuperar, mas o atraso provocado pelo bolsonarismo ainda vai nos travar um bom tempo. O presidente Lula está aos poucos fazendo o Brasil voltar a crescer e a justiça já entendeu que o que foi feito com ele e com a presidente Dilma foi um erro histórico.

E como o senhor vê a atual administração?

Eu não vou criticar ninguém, eu entendo que todos que se propõem a disputar o governo e apresentar propostas têm a intenção de colaborar. Então, o que vou fazer é apresentar o que entendo que pode ser feito na cidade para que ela se modernize, para que ela possa dar ao seu povo a qualidade de vida que, de fato, ele merece.

E o que o senhor pretende apresentar?

Vamos começar a nos organizar agora porque foi uma decisão recente. Tenho minha atividade como médico, como professor na Unesc e preciso readequar essa rotina. Mas vamos compor um bom plano de governo e o que posso adiantar é que muitos projetos sociais que existiam em Içara e que foram abandonados serão retomados, reativados e faremos isso porque estes projetos faziam bem para a população.