Além do tradicional fumo, cereais, frutas, verduras e hortaliças fazem parte das atividades de cultivo desenvolvidas no município

Içara

A cidade de Içara, que já foi um grande polo produtor de fumo, agora vê suas terras tomadas pelo cultivo de frutas, legumes, verduras, hortaliças, leguminosas e cereais. As plantações ocupam 100 hectares com feijão; 4,3 mil hectares com milho; 2,5 mil hectares de soja, 2,3 mil hectares de arroz; 40 hectares de banana; 20 hectares de batata doce; 12 hectares de maracujá, 10 hectares de pimentão e 10 hectares de tomate. Aparecem ainda na contagem da Epagri, 4 hectares de pitaia, 3 hectares de uva, 1,5 hectare de amora e um 1 hectare de pepino japonês.

“O fumo ainda é uma cultura muito importante para Içara, sendo uma das principais rendas agrícolas do município. Entretanto, nos últimos anos muitas famílias optaram por diversificar sua produção. A produção de hortaliças e frutos ganhou grande espaço e hoje é a principal demanda de atendimento na Epagri de Içara”, contou Beatriz Bez Birolo, extensionista rural da Epagri de Içara. Segundo dados da Epagri de Içara de 2022, o município conta com apenas 500 produtores de fumo, gerando 4 mil toneladas por ano, enquanto isso a agricultura do morango vem crescendo, já são mais de 1,2 milhão de pés plantados.

O município ainda é destaque nacional, sendo reconhecido como a Capital Catarinense do Mel. Atualmente são 78 apicultores que geram 300 toneladas de mel por ano. “A maioria das famílias trabalham com mais de uma cultura, garantindo uma melhor renda durante o ano e melhores condições de trabalho. Um dos fatores que contribuíram muito para essa diversificação foi a proximidade dos agricultores com o mercado atacadista”, revela Beatriz. Colaboração Luana Mazzuchello, Canal Içara.