A Associação Espírita Consolador Prometido de Içara está completando 26 anos, neste mês de setembro.  Fundada em 1º de setembro de 1997, a AECP iniciou as atividades em 27 de setembro de 1.997. Os fundadores eram colaboradores dos centros espíritas “Seara de Jesus” e “Allan Kardec”, de Criciúma. Surgiu entre eles, então, a ideia de abrir um Centro Espírita em Içara.

Desde outubro de 2.006, a AECP está funcionando na sede própria de dois pavimentos, localizada na Rua Tiradentes, nº 130, Bairro Jardim Silvana. A AECP tem como principal atividade o ensino, a divulgação e a prática da Doutrina Espírita, que é conjunto de princípios e leis, revelados pelos Espíritos Superiores, contidos nas obras do francês Allan Kardec. No Brasil, um dos maiores expoentes do Espiritismo foi o médium Chico Xavier, que psicografou mais de 450 livros. Para o Espiritismo, Jesus é o guia e modelo para toda a Humanidade e a Doutrina que ensinou e exemplificou é a expressão mais pura da Lei de Deus. A moral do Cristo, contida no Evangelho, é o roteiro para a evolução segura de todos os homens, e a sua prática é a solução para todos os problemas humanos e o objetivo a ser atingido pela Humanidade.

O Espiritismo não tem sacerdotes e não adota e nem usa em suas reuniões e em suas práticas: altares, imagens, andores, velas, procissões, sacramentos, concessões de indulgência, paramentos, bebidas alcoólicas ou alucinógenas, incenso, fumo, talismãs, amuletos, horóscopos, cartomancia, pirâmides, cristais ou quaisquer outros objetos, rituais ou formas de culto exterior. Respeita todas as religiões e doutrinas, valoriza todos os esforços para a prática do bem e trabalha pela confraternização e pela paz entre todos os povos e entre todos os homens, independentemente de sua raça, cor, nacionalidade, crença, nível cultural ou social. 

Filiada à Federação Espírita Catarinense e integrante do Movimento Espírita Brasileiro, além de atividades religiosas, a AECP realiza também ações assistenciais, através do Bercinho de Jesus, que fornece enxovais para as gestantes carentes do Município. Suas atividades públicas são realizadas nas segundas feiras as 20:00 horas e quintas feiras às 16:00 horas.