Espaço passa a ser sede de 27 atendimentos especializados e 12 serviços em saúde da cidade
Criciúma
O Santo Agostinho Complexo de Saúde inaugurado ontem (24) no Distrito de Rio Maina, terá 27 atendimentos especializados e 12 outros serviços da Secretaria de Saúde de Criciúma. O prédio de 4 mil metros quadrados foi reformado e ampliado e está equipado com clínicas, academia para reabilitação especializada e salas de acolhimento.
Entre as especialidades que passam a atender no novo complexo estão fisioterapia, nutricionista, social, psicologia, profissionais de educação física, fonoaudiologia, enfermagem, atendimento médico e de pacientes em situação de rua. A Secretaria de Saúde de Criciúma prevê que mais de 20 mil procedimentos sejam realizados ao mês.
O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, enfatizou em sua fala na inauguração que os atendimentos com especialistas continuarão ocorrendo em outras unidades da cidade e que os encaminhamentos de pacientes para o complexo serão de responsabilidade das Unidades Básicas de Saúde. O local, inicialmente, funcionará das 7 às 17 horas.
“É um atendimento completo para restabelecer a saúde das pessoas e fazer diagnósticos mais especializados. O Santo Agostinho Complexo de Saúde será um complemento das Unidades Básicas de Saúde de Criciúma. Continuará ocorrendo o atendimento especializado nos bairros, mas o que não for possível solucionar na atenção básica, será encaminhado aqui para este complexo”, pontuou.
Além dos atendimentos especializados, na estrutura funcionarão os serviços de Centro de Promoção, Prevenção, Recuperação e Reabilitação em Saúde, TeleSaúde, Central de Transportes, Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (PICS), além dos programas Melhor em Casa, Consultório na Rua, Criança Saudável, Saúde da Mulher e o programa de órteses e próteses. Uma base do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) também foi implantada no local.
Nova função
O prédio abrigou até 2017 o Hospital Psiquiátrico do Rio Maina. Na pandemia de Covid-19 o ambiente foi utilizado como Hospital de Retaguarda e, posteriormente passou a ser usado como Centro de Reabilitação Pós-Covid, atendendo não só os criciumenses, mas pacientes também de outros municípios.
“Dezenas de pessoas foram salvas neste hospital na pandemia e agora é uma nova história. Este complexo vai melhorar ainda mais a qualidade do atendimento da saúde da nossa cidade”, disse Salvaro.
A inauguração do Santo Agostinho Complexo de Saúde também fez parte da programação da Festa em Honra a Santo Agostinho e Santa Mônica. Após a solenidade, houve a transladação da imagem do santo da unidade de saúde até a Paróquia Santo Agostinho.