Criatividade e inovação na prática nortearão workshops da ExpoMais

12

Facilitadores serão, respectivamente, o professor Diego Piovesan e o gerente de Inovação e Startups no Sebrae-SC, Marcus Rocha

Criciúma

Apresentada por Sicredi e Diamante, a sétima edição da ExpoMais contará com uma programação diversificada, nos eixos do Marketing, da Administração, da Inovação e da Sinergia. Junto às palestras âncoras, serão realizadas outras atividades nos dias 3 e 4 de outubro, na sede da Associação Empresarial de Criciúma (Acic), como os workshops.

Com o tema “Criatividade aplicada à resolução de problemas”, um dos encontros terá como facilitador o professor Diego Piovesan. “A criatividade é uma habilidade do ser humano e uma das mais requisitadas no ambiente de trabalho. Vou tratar do quanto hábitos criativos podem fortalecer a resolução de problemas nas empresas, potencializar reuniões e promover a inovação”, detalha.

“Levarei meu ponto de vista e processos para provocar os participantes a se reconhecer como criativos e resolvedores de problemas com seus repertórios e percepções coletivas”, acrescenta.

Mestre e doutor em Design e gestor estratégico criativo na Metoludi, Piovesan é parceiro da ExpoMais desde a concepção do evento. “Participei do conselho de cocriação em 2016 e 2017. Venho ministrando workshops em várias edições, tratando de temas como inovação, gamificação e criatividade”, ressalta.

“A experiência do workshop criativo para lideranças no ano passado foi muito rica. O público presente participou, se conectou, trocou experiências e foi provocado para suas práticas de gestão no dia a dia. Fizemos uma interação com eles onde trocaram provocações para serem líderes mais criativos em seus ambientes de trabalho”, lembra.

Micro e pequenas empresas

Já o gerente de Inovação e Startups no Sebrae Santa Catarina, Marcus Rocha, vai participar da ExpoMais pela primeira vez, como facilitador do workshop “Inovação na prática para empresas de micro e pequeno porte”.

“Recebi o convite com muita alegria, porque dentro do nosso propósito, pessoal e organizacional, a inovação é algo cada vez mais importante. Fico feliz em participar de eventos como a ExpoMais, que levam conhecimentos qualificados para empreendedores e empreendedoras”, enaltece.

Rocha observa que inovação significa criar ou desenvolver um produto, serviço ou prática que seja inédita ou significativamente melhorada em relação ao que já existe, destacando que o referencial é o mercado global.

“No fundo, inovação diz respeito à promoção da vantagem competitiva para as empresas. Isso vai garantir não só a sobrevivência, como também o sucesso dessas empresas no mercado”, aponta.

“Procuro sempre desmistificar a inovação. Inovar é importante porque quem não o fizer ficará para trás e terá que fechar as portas. No workshop, vamos trabalhar o primeiro aspecto que precisa ser observado na busca pela inovação: identificar os desafios. Problemas, ineficiências, ineficácias para as quais as soluções existentes não são boas, não são acessíveis ou não existam. Buscar nos desafios as oportunidades para inovar”, descreve.

Programação

A ExpoMais 2023 é cocriada por Acic, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC) campus Criciúma, Prefeitura de Criciúma, Satc, Sebrae, Senac, Sesi/Senai e Unesc, tendo neste ano também o apoio da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) Regional Criciúma.

Os ingressos podem ser adquiridos em Expomais.com, inclusive pacotes promocionais para empresas, de três, cinco ou dez ingressos. Associados da Acic e de demais associações empresariais da região, bem como associados da CDL de Criciúma, contam com descontos exclusivos. Para ter acesso, basta solicitar o cupom de desconto por meio do WhatsApp (48) 99974-4044 ou (48) 99917-1401.