Mais de 30 mil pessoas passaram pela Praça São Donato durante os quatro dias de evento

Içara

A diversidade cultural de Içara esteve em evidência durante o II Festival das Etnias, encerrado na noite de domingo (6). Durante quatro noites, o público pôde conhecer de perto as tradições das quatro etnias que colonizaram a cidade: italiana, polonesa, africana e açoriana. O evento, organizado pelo Governo Municipal, por meio da Fundação Cultural de Içara (FCI), registrou a presença de cerca de 30 mil pessoas na Praça da Matriz São Donato.

Com a segunda edição finalizada, o festival se consolidou como a principal celebração cultural do município. O palco recebeu apresentações artísticas, folclóricas e musicais, com shows regionais. Nomes como Neguinho, Banda Matusa, Grupo Batukaô, Carnevale di Venezia e Benito de Lorenzi acrescentaram um toque extra de entusiasmo à festividade.

Neste domingo, dedicado aos italianos, o ponto alto foi o tombo da polenta, preparado pelo grupo Amicci Della Polenta, que, com os 230 quilos do alimento, serviu 1.200 refeições para o público presente. “Cada noite do festival foi dedicada a uma etnia específica, proporcionando aos moradores e visitantes a oportunidade de mergulhar em sua história e reviver as tradições. Todos esses povos foram cruciais para o desenvolvimento de Içara, deixando suas marcas na cidade em que moramos”, observa a prefeita Dalvania Cardoso.

Para a presidente da Fundação Cultural de Içara, Mylena Cechinel, a participação massiva da população revelou como o evento se tornou um verdadeiro tributo às tradições culturais locais, reforçando os laços entre as gerações. “A segunda edição superou, e muito, a primeira. Já estamos ansiosos para realizarmos um festival ainda maior no próximo ano”, ressalta.