Transformação do estado

Reitora da Unesc e presidente da Acafe, Luciane Ceretta, explicou nesta manhã, durante entrevista à Massa FM, que os primeiros alunos contemplados pelo projeto Universidade Gratuita devem ser conhecidos em outubro. O pagamento será retroativo a agosto para contemplar todo o segundo semestre. Os critérios de seleção para o programa serão detalhados em um edital que o governo deve publicar ainda esta semana. “Não tenho dúvidas que esse é um projeto que vai transformar Santa Catarina. Vamos nos tornar ainda mais referência para todo o Brasil. Tenho a sensação do dever cumprido por esta primeira etapa. Agora vamos aguardar o edital do estado para que até outubro possamos ter os primeiros estudantes contemplados”, ressalta Ceretta.

Aproximando

Governo de Cocal do Sul ativou ontem o projeto Saúde Mais Perto de Você. Em entrevista à Massa FM, a secretária Glícia Pagna explicou que o objetivo do projeto é percorrer o município levando informações sobre os serviços oferecidos pela administração de Cocal na área da saúde e ouvir da população as principais demandas de cada comunidade. A primeira ação do projeto ocorre a partir das 19 horas desta quarta-feira no bairro Jardim Itália.

Aniversário

Prefeito Clésio Salvaro completou ontem 60 anos. Teve festinha no gabinete e muitas homenagens. Sei que muita gente não gosta do estilo Salvaro de ser, mas é preciso reconhecer que ele transformou Criciúma. Temos uma cidade antes e uma outra depois de Salvaro.

Prorrogado

Município de Criciúma prorrogou até o final de setembro o prazo para que os contribuintes façam a adesão ao programa de Recuperação Fiscal. Em entrevista à Massa FM, o secretário de fazenda Vagner Espíndola explicou que a intenção do governo é permitir que um número maior de contribuintes, pessoas físicas e jurídicas, possam ser beneficiados pela ação que dá descontos em juros e multas nas dívidas com o fisco municipal. Até o momento, mais de 2 mil acordos já foram efetivados. “O programa deu muito certo e por isso houve a decisão de ampliar o prazo para que a população possa ser ainda mais beneficiada”, explica Vaguinho.

Nova obra

Prefeito de Forquilhinha, José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, cumpriu agenda neste início de semana em Brasília. Ele foi em busca de recursos para a execução do Anel Viário de Forquilhinha. Segundo o prefeito, além de melhorar a mobilidade, o projeto também deve ajudar a impulsionar o turismo na cidade. Ainda com relação a Forquilhinha, Neguinho também confirmou que pretende entregar nesta semana a ordem de serviço para o início da obra de desassoreamento do Rio Sangão.

Trânsito

Motoristas que trafegam pela área central de Criciúma precisam ficar atentos. A partir desta quarta-feira, as ruas Coelho Neto e Assunta Líbera Guidi estarão fechadas nos dois sentidos em decorrência das obras de macrodrenagem do bairro Pio Corrêa. A interdição permanecerá até a finalização dos serviços fiscalizados pela secretaria municipal de Infraestrutura, Planejamento e Mobilidade Urbana.

Legítima defesa

O Supremo Tribunal Federal retomou as sessões de julgamento na terça-feira, depois do recesso de julho. E começou o segundo semestre já definindo: a legítima defesa da honra não pode absolver assassinos de mulheres. A decisão unânime do STF foi em resposta a uma ação do PDT. A sigla queria impedir a absolvição de réus que afirmam que o assassinato da mulher foi por razões emocionais, como uma traição, por exemplo. Neste caso, a defesa do acusado geralmente levanta a tese chamada “legítima defesa da honra” para livrar da condenação o autor do crime.

Zambelli

Em depoimento na Polícia Federal (PF), o hacker Walter Delgatti Neto disse que recebeu pagamentos da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) para prestar serviços cibernéticos, e que a parlamentar pediu que ele invadisse o telefone celular e o e-mail do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF). Antes, a parlamentar teria solicitado a invasão à urna eletrônica ou aos sistemas do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Delgatti, porém, declarou não ter conseguido acesso aos sistemas eleitorais.

Vai ter reunião

Vereadores aprovaram pedido do vereador Geraldo Baldissera para que uma reunião na próxima semana discuta o projeto de triplicação da SC 445. Moradores e comerciantes do bairro Vila Nova pedem mudanças para evitar prejuízos à comunidade. Eles vinham reclamando da falta de diálogo com a prefeita e por isso pediram à câmara para que interviesse.