Após boas vendas para o Dia das Mães, CDL de Içara, que conta com 250 associados, terá horário estendido nas lojas na sexta-feira e sábado

Içara

O ano de 2021 começou com movimento considerado fraco no comércio de Içara. A avaliação é da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), em relação às vendas registradas nas 250 lojas associadas à entidade, nos meses de janeiro, fevereiro e março. Se o início do ano não ficou dentro do esperado, a situação começou a melhorar já em abril e foi avaliada como boa em maio, quando o faturamento foi alavancado pela procura por presentes para o Dia das Mães, tido como a segunda melhor data para o comércio, atrás apenas do Natal. Depois desse crescimento, a expectativa é de um mês de junho melhor que o registrado em 2019.

Na avaliação do presidente da CDL, Paulo Roberto Brígido, não é possível comparar as vendas deste ano com 2020. “Não podemos nem ter um parâmetro, pois estávamos no início da pandemia e as pessoas tinham muito medo. Hoje, em grande parte devido ao incentivo e cobrança dos lojistas, as pessoas já se adaptaram aos cuidados como o uso de máscaras e álcool em gel e a situação melhorou, em relação às vendas”, salienta.

Para apoiar os comerciantes em mais uma data comemorativa, a CDL ampliou o horário das lojas de Içara nesta semana. Com isso, na sexta-feira, os estabelecimentos atenderão até as 20 horas, enquanto no sábado o expediente será até as 17 horas. “Nossa esperança é que o Dia dos Namorados também feche com resultados positivos em relação a 2019. A mudança do clima, com a chegada das baixas temperaturas, também deve nos ajudar bastante”, analisa, lembrando que as lojas dos bairros, que são associadas à entidade, também terão atendimento estendido nos dias 11 e 12 de junho.

Além de mais tempo para comprar, os consumidores poderão ganhar almoços e jantares. “Conseguimos fazer uma parceria com o setor gastronômico e, assim, apoiar também este setor. Vamos sortear cortesias para vários restaurantes e pubs de Içara. Para isso, não é necessário nem mesmo adquiri nenhum produto, basta ir até as lojas, solicitar o cupom, preencher, depositar na urna e concorrer”, explica, frisando que esta é uma forma de incentivar as pessoas a comprarem do comércio local. “Nossas promoções são sempre diferenciadas. Como tudo é bancado pela CDL, nem mesmo os lojistas têm custos para disponibilizar os cupons”, ressalta.

Depois do Dia dos Namorados, foco no Dia dos Pais

Enquanto trabalham para garantir bons resultados com as vendas de presentes para o Dia dos Namorados, os empresários já começam a pensar em outra importante data: o Dia dos Pais. “A tendência é que sigamos em crescimento e depois já possamos iniciar os preparativos para uma grande promoção de Natal, que, historicamente, é a melhor data para o comércio”, comenta, já projetando o que a CDL pretende realizar. “Vamos buscar parcerias com a Prefeitura Municipal para iluminar as principais ruas da cidade. Além disso, pretendemos sortear um grande prêmio, a exemplo do que já tivemos em anos anteriores”, planeja.

Os impactos da pandemia

Mesmo que os últimos dois meses tenham sido bons para os comerciantes, algumas empresas não conseguiram manter as portas abertas, em razão da queda nas vendas, motivada pela pandemia do coronavírus. “Os impactos vieram para todos e, infelizmente, alguns encerraram suas atividades”, lamenta o presidente da CDL, lembrando que a elevação dos valores dos alugueis também contribuiu para o cenário desfavorável. “Veio um índice de reajuste muito alto, o que aumentou o custo de manutenção das empresas”, conclui.

Artigos de vestuário devem ser os preferidos

A Pesquisa de Intenção de Compras – Dia dos Namorados 2021, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio), destaca que os catarinenses pretendem comprar, principalmente, artigos de vestuário (39,9%), perfumes e cosméticos (18,4%), além de calçados e bolsas (13,6%).

A apuração mostra ainda que o comércio de rua deve ser o preferido dos consumidores (53,7%), enquanto os shoppings centers ocupam a segunda colocação (23,4%). A análise destaca também que expectativa de gasto médio em presentes para esta data é de R$ 142,62.