Férias de inverno acabam estudantes já estão de volta à carteiras escolares

14

Escolas públicas da região, estaduais, municipais e particulares, vão aé pelo menos 19 de dezembro com aulas

Da Redação

Ontem (31) foi dia de volta às aulas para estudantes das escolas estaduais, municipais e particulares, e universitários voltarem às carteiras escolares. A segundo semestre vai agora até pelo menos 19 de dezembro. Só na rede estadual de ensino são mais de 520 mil estudantes retomando às atividades depois de duas semanas de férias.

O retorno do ensino fundamental da rede municipal de Morro da Fumaça foi marcado pelo projeto “Plante amor por onde você for” e uma recepção calorosa. “O ‘Plante amor por onde você for’ é um trabalho do desenvolvimento das habilidades socioemocionais dos nossos alunos, para isso, precisamos que a escola seja um ambiente acolhedor, onde eles se sintam seguros”, explicou a secretária de Educação Greicy Zaccaron.

Universidades

Na Unesc, cerca de 600 estudantes no Colégio Unesc e mais de 15,5 mil estudantes presenciais nos cursos de Graduação e pós-graduação, Ensino a Distância (Ead) retornam às salas de aula neste segundo semestre nas atividades.

De acordo com a reitora Luciane Bisognin Ceretta, esse semestre está repleto de oportunidades e promete ser ainda mais vibrante. “Durante o período de recesso, todas as atividades continuaram sendo cuidadosamente preparadas, visando não apenas a estruturação do campus, mas também a formação permanente dos professores, ajustes acadêmicos para aprimorar a formação curricular pedagógica e o planejamento geral da Instituição”, diz ela.

O dia também foi de recepção dos calouros. A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e acadêmica do curso de Enfermagem, Gabriela Minhos, era uma a receber a nova turma de universitários.

Satc e Unisatc

Com as energias renovadas, começaram também as aulas do segundo semestre letivo do Colégio Satc e Unisatc. Para os próximos meses de aula, a instituição preparou um calendário escolar com atividades educativas que atendem a todos os gostos e estilos, como O Femusa, viagens de estudo, Fecitec, jogos escolares e a Olímpiada Brasileira de Robótica, que será realizada na instituição.

“Criamos um cronograma de atividades diversas para que os alunos se identifiquem e realmente sintam interesse em participar. Além disso, também estamos preparando, junto com toda a instituição, uma edição especial da Feira da Empregabilidade, para ajudar também aqueles alunos que já estejam se encaminhando para o mercado de trabalho”, destaca a diretora do Colégio Satc, Izes Beloli Coral.

Faculdades Esucri

As Faculdades Esucri também reiniciaram o segundo semestre de 2023. Hora de rever os amigos veteranos da graduação e também de conhecer os novos colegas de sala de aula para os calouros. A faculdade oferece, atualmente, os cursos de graduação em Administração; Marketing e Publicidade; Arquitetura e Urbanismo; Enfermagem; Educação Física Bacharelado e Licenciatura; Ciências Contábeis; Direito; Nutrição; Psicologia; e Sistemas de Informação. “Recebemos nossos veteranos e calouros e todo início de semestre é uma felicidade, pois sabemos que um novo momento inicia na vida dos estudantes, sejam os novos ou os que já estudam na Esucri”, comentou o diretor das Faculdades Esucri, professor Everaldo José Tiscoski.

No último sábado (29), houve a formatura de 100 formandos dos cursos de Administração, Arquitetura e Urbanismo, Ciências Contábeis, Direito, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, e Psicologia das Faculdades Esucri no AM Master Hall. “É sempre um momento mágico, pois estamos entregando ao mercado de trabalho profissionais qualificados e que receberam conhecimento de professores capacitados e que se dedicaram durante anos a ajudar esses estudantes”, afirmou Tiscoski.