Pescadores propõem melhorias na regularização da atividade e solicitação de linhas de crédito

Balneário Rincão

Representantes das sete Colônias de Pesca do Sul de Santa Catarina se encontraram em Balneário Rincão para discutir e encaminhar reivindicações do setor à Secretaria de Estado da Aquicultura e Pesca de Santa Catarina e ao Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA). O encontro, organizado pela Federação de Pescadores do Estado de Santa Catarina (Fepesc), focou principalmente na revisão de prazos e facilitação para emissão de documentação de regularização da atividade pesqueira, bem como em pedidos por linhas de crédito.

“É a primeira vez que Santa Catarina tem uma Secretaria de Pesca. E no dia 2 de agosto o presidente Lula convocou as federações de pescadores para ir até Brasília e nós vamos aproveitar esta agenda para apresentar os anseios dos pescadores de Santa Catarina”, disse o diretor-presidente da Fepesc, Ivo da Silva.

Os encontros também servem para esclarecer dúvidas dos pescadores sobre a obtenção da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP) e a adaptação ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf). Outra demanda dos pescadores é a ampliação dos programas sociais do governo e o acesso a linhas de crédito.

“Nós dependemos do peixe, como vamos ter uma garantia? Então a gente luta para os programas e financiamentos chegarem mais fácil para o pescador”, afirmou o presidente da Colônia Z-33 do Balneário Rincão, Rogério Cardoso. Já o secretário de Aquicultura e Pesca, Tiago Frigo, destacou esforços do governo para disponibilizar novas linhas de crédito para pescadores.