CBF reconhece erro de arbitragem contra o Criciúma e afasta assistente envolvido no lance

6

A Comissão de Arbitragem da CBF admitiu o equívoco no jogo entre Criciúma e Botafogo (SP), pela Série B

Criciúma

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu o equívoco de arbitragem no jogo entre Criciúma e Botafogo (SP), realizado pela 18ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O lance em questão ocorreu quando o atacante Fabinho, posicionado próximo à linha do meio-campo, recebeu um lançamento de Marcelo Hermes e partiu em direção ao gol. Contudo, o assistente Jefferson Cleiton Piva da Silva assinalou impedimento antes mesmo da conclusão da jogada, impossibilitando a intervenção do árbitro de vídeo (VAR).

Após uma representação formalizada pela diretoria do Criciúma contra a equipe de arbitragem, a CBF comunicou o afastamento do assistente nas próximas escalas. “Apesar das linhas virtuais não terem sido construídas, consideramos que visualmente o jogador estava habilitado para a jogada. Lamentamos o incidente ocorrido, e informamos que o assistente será afastado das escalas em virtude de equívoco no procedimento”, declarou a CBF.

O lance polêmico gerou intensa reclamação por parte do Criciúma, e o técnico Cláudio Tencati expressou seu descontentamento em entrevista após o duelo. “Se é um lance de impedimento e chance de gol, deixa seguir e o VAR corrige. Foi uma chance de gol e esses comportamentos interferem na partida”, argumentou o treinador.

O erro cometido pela Comissão de Arbitragem da CBF reside na não utilização do protocolo “Delay flag”, cujo objetivo é retardar a marcação em lances considerados “ajustados”, a fim de evitar prejuízos ao uso do árbitro de vídeo. Segundo a própria explicação da CBF em resposta ao Criciúma, quando o assistente levanta sua bandeira e o árbitro interrompe a partida, o VAR não produz mais as linhas virtuais na cabine, invalidando qualquer análise posterior.

Atualmente, o Criciúma ocupa a 5ª colocação na Série B, com 34 pontos, apenas um a menos que o Sport, que é o 4° colocado. A equipe enfrentará o Tombense em Minas Gerais no próximo domingo, dia 30, em partida válida pela 20ª rodada. A instituição aguarda que os erros de arbitragem sejam minimizados para que as disputas do campeonato ocorram de forma mais justa e transparente.