De olho nas micros

Grandes geradoras de emprego no Brasil e responsáveis por pelo menos 30% do PIB, as micro e pequenas empresas ainda enfrentam desafios quando o assunto é gestão. “Geralmente surgem da necessidade do empreendedor de começar no mercado. O empreendedor muitas vezes conhece seu produto, mas tem dificuldade de gestão. Então, para apoiar essa pessoa, nós vamos ofertar um curso voltado às micro e pequenas empresas”, explica o presidente da Acic, Valcir Zanette. A iniciativa tem como objetivo central contribuir para o aprimoramento da gestão empresarial, estimulando o desenvolvimento desses negócios. “Os diretores da Acic compõem diferentes grupos de trabalho, voltados a eixos estratégicos de atuação, para levantar as demandas e sugerir ações. O programa é fruto desse trabalho colaborativo, ligado ao grupo das micro e pequenas empresas”, explica o presidente da entidade, Valcir José Zanette.

Expectativa positiva

Pesquisa feita pela Fecomércio e divulgada nesta segunda-feira mostra que o consumidor catarinense pretende gastar mais com as compras do Dia dos Pais em 2023. A tendência é que o estado registre um crescimento de 6% em comparação com o mesmo período do ano passado. Além do comércio, a data tradicional, segundo a Fecomércio, também deve movimentar o setor de serviços. A pesquisa também mostra que os catarinenses devem, em sua grande maioria, optar pelo pagamento à vista destas compras.

Campanha

O Asilo São Vicente de Paulo está com campanha para arrecadar fraldas e leite. Segundo a direção, os itens são os mais consumidos pelos 70 idosos que vivem na instituição. A busca é por fraldas tamanho G e XG e por leite de todos os tipos. Além das contribuições com produtos, também podem ser feitas contribuições em dinheiro. As despesas para manter a casa. Interessados podem entrar em contato com o asilo através do telefone (48) 9 9172-8711.

Cultura

Depois de ampliar o espaço físico, o departamento de cultura de Morro da Fumaça deu início a uma campanha para recuperar parte da história do município. Segundo a diretora de Cultura, Rosangela Pagnan, famílias dos primeiros habitantes estão sendo procuradas. O objetivo é que elas ajudem a resgatar a origem da colonização e desenvolvimento do município.

Desenrola ampliado

O Ministério da Fazenda vai ampliar o Desenrola Brasil para contemplar dívidas com outros setores, além dos bancos. A afirmação foi feita pelo assessor da Secretaria de Reformas Econômicas, Alexandre Ferreira. O Desenrola Brasil é o Programa Emergencial de Renegociação de Dívidas de Pessoas Físicas Inadimplentes. E a ação do governo começou a valer nesta segunda-feira para a população com renda de dois salários mínimos até R$ 20 mil por mês, a chamada faixa 2 do programa.

No campo

A criação de bolsas de estudos para os cursos de técnico agrícola e agronomia para os filhos dos agricultores do município de Içara, que queiram se manter no campo, foi cobrada pelo vereador Edson Freitas (MDB). “Na condição de candidata em sua campanha eleitoral, a prefeita prometeu as bolsas de estudos para os filhos de agricultores. Ocorre que já estamos em meados do seu terceiro ano de mandato, e até o momento nada foi feito”, frisou Freitas.