Documento foi apresentado à sociedade em solenidade realizada ontem no Paço Municipal Marcos Rovaris
Criciúma
A Administração Municipal, através da Fundação Cultural de Criciúma (FCC), realizou ontem (5), no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris, o lançamento do Plano Municipal de Turismo (PMT). O instrumento, criado em pareceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), auxilia na gestão e no desenvolvimento do setor turístico do município e da região carbonífera.
“Nós enxergamos o turismo como uma fonte de negócios, geradora de emprego e renda para a nossa cidade e para os criciumenses. Criciúma é uma cidade que não para de crescer, e temos potencial para crescer ainda mais. Investimos para tirar grandes equipamentos turísticos do papel e teremos mais equipamentos nos próximos anos”, comenta o prefeito Clésio Salvaro. Em sua fala, o chefe do Poder Executivo citou, ainda, cada um dos atrativos turísticos de Criciúma.
O PMT é um levantamento dos pontos fortes e fracos dos atrativos do município, possibilitando a realização de estratégias de investimentos que a cidade deve fazer para impulsionar o setor turístico municipal. “É assim que se constrói o turismo, com planejamento estratégico. ‘Turismo em Criciúma? O que se vai fazer de turismo em Criciúma?’ O nosso grande desafio está hoje aqui, mostrando que ele pode se concretizar”, afirma o presidente da FCC, Joster Favero.
Durante a solenidade, o público teve a oportunidade de conhecer, por meio de um vídeo e da canção “Vem Ver”, de Amanda Palheta, alguns dos principais pontos turísticos de Criciúma. A Administração Municipal apresentou, ainda, o projeto de um Parque Ecológico Municipal. “É um projeto, ainda, em estágio inicial de desenvolvimento, mas que tem um grande potencial. O novo equipamento turístico será instalado no Morro Cechinel e terá um atrativo único, um grande borboletário”, informa Salvaro.
Como funciona o Plano Municipal de Turismo?
O PMT pode ser simplificado em quatro etapas. O Diagnóstico Estratégico é feito a partir de observações e análises da região, referentes a fatores dos ambientes interno e externo ao município (demanda turística atual e potencial, oferta turística local, infraestrutura básica e dos serviços gerais, quadro institucional, aspectos políticos, econômicos, sociais, tecnológicos, ambientais e legais diversos).
A partir do Diagnóstico Estratégico é feito o Direcionamento Estratégico, onde é traçado o cenário desejado a alcançar com as diretrizes, os objetivos e as metas do PMT, criando, assim, estratégias e execuções para as ações propostas. Na terceira etapa, Programas e Projetos, é definido as responsabilidades, orçamentos e fontes de recursos, bem como os prazos de execução para cada iniciativa. No Monitoramento, é estabelecido uma fiscalização dos desdobramentos dos projetos e ações propostas, possibilitando uma avaliação da evolução, desempenho, qualidade e percepção da atividade turística.