Julgamento de Gentil da Luz é adiado no TJSC

63

Nova data do julgamento traz esperança para os envolvidos no escândalo de corrupção que abalou Içara em 2012

Içara

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) adiou o aguardado julgamento do processo contra o ex-prefeito de Içara Gentil da Luz e outros 24 réis. O adiamento ocorreu devido a um pedido feito pelo advogado do empresário Jorge Rodrigues, também envolvido no processo.

O ex-prefeito Gentil da Luz, protagonista deste escândalo e alvo da chamada “Operação Moralidade”, poderá ter uma nova chance de provar sua inocência. A sessão de julgamento, que estava marcada para o dia 29 de junho, agora está prevista para ocorrer no dia 6 de julho.

A principal argumentação da defesa, liderada pelo advogado Ivo Caminatti, se baseia em duas vertentes. A primeira questão a ser apreciada é a competência do juiz que condenou Gentil. Os advogados dele argumentam que o caso deveria ter sido julgado por um juiz eleitoral e não por um juiz criminal, como ocorreu em 2021. Na ocasião, Gentil foi condenado a 10 anos, 2 meses e 10 dias de prisão em regime fechado, após uma denúncia do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) e as investigações da Operação Moralidade, que apurou desvios na ordem de R$1 milhão.

A segunda questão a ser discutida é o mérito do caso. A defesa alega a inexistência de provas que incriminem Gentil da Luz pelos crimes imputados a ele. “Temos confiança de que a apelação será aceita pelo tribunal. Caso seja acatada a argumentação de que o juiz criminal não tinha competência para julgar o caso, a sentença será anulada e o processo terá que recomeçar”, explica Carminatti.

A possível absolvição de Gentil da Luz poderia torná-lo elegível novamente, uma vez que sua ficha seria considerada “limpa”. Além disso, dentro do partido, o MDB, reacenderia as expectativas políticas em torno do ex-prefeito.

A nova data do julgamento traz tanto ansiedade quanto esperança para os envolvidos neste escândalo de corrupção que abalou Içara em 2012. Enquanto a defesa de Gentil da Luz busca a absolvição e a retomada de sua reputação, a acusação e a sociedade aguardam pela conclusão desse processo complexo e marcante para a cidade.