Na Justiça

O prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, confirmou na manhã de sexta-feira a decisão de ingressar na Justiça contra os dados do IBGE. Em entrevista à Massa FM, ele relatou que há uma série de elementos que indicam que os dados divulgados nesta semana estão incorretos. Segundo Salvaro, se a cidade aceitar a informação do IBGE como verdadeira, acabará perdendo recursos já a partir dos próximos meses. “Está muito claro que os dados estão incorretos. É só olhar para o crescimento do eleitorado nos últimos pleitos. Além disso, muita gente já confirmou que não respondeu às pesquisas. Então vamos questionar sim. Aliás, o censo é dispensável, há outras maneiras mais baratas e eficazes de medir a população no Brasil”, alega Salvaro.

Desemprego

O desemprego recuou, mas ainda atinge oito milhões e novecentas mil pessoas no Brasil, no trimestre terminado em maio. Trata-se do menor patamar para o período desde 2015, segundo os dados que foram divulgados ontem pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) por meio da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua. Um dos destaques para o IBGE é o aumento de pessoas saindo do mercado de trabalho. A população fora da força de trabalho cresceu 0,6% na comparação com o trimestre anterior.

Vacina

A campanha de vacinação contra a gripe termina oficialmente nesta sexta-feira em todo o Brasil. Apesar da prorrogação e do esforço feito pelos profissionais de saúde, pouco mais da metade do chamado público prioritário se imunizou contra a influenza. Mesmo com o fim da campanha, as doses que sobraram seguem disponíveis nas unidades de saúde. Segundo o secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, a baixa imunização pode aumentar o risco de internações hospitalares por conta da doença.

Combustível

O preço do gás natural vai cair a partir deste sábado em Santa Catarina. A redução será de 13%, mas segundo o presidente da SCgás, Otmar Muller, o efeito para o consumidor será menor. É que no sábado também será retomada a cobrança do Pis e Cofins sobre os combustíveis. Na prática, o GNV deve cair pouco mais de 6%.

Gasolina

A partir de hoje, a gasolina vai ficar mais cara em todo o Brasil. A culpa é da volta da cobrança de Pis e Cofins sobre o produto. O impacto deve ficar em torno de 20 centavos. Ele só não será maior por conta da redução de quase 4% anunciada ontem pela Petrobras. Além da gasolina, a estatal também anunciou queda no preço do gás de cozinha.

E o Messias

O ex-presidente Jair Bolsonaro está inelegível até 2030. A decisão do Tse foi tomada na sexta-feira. Ele ainda pode recorrer, mas especialistas não acreditam na reversão do resultado. A decisão do Tse foi tomada a partir de uma ação do PDT, que questionava as ações de Bolsonaro para desacreditar o sistema eleitoral brasileiro. O resultado já era mais que esperado.