Encontro na sede da entidade, nessa quinta-feira, uniu música de câmara, em violino e viola, peças de tapeçaria, talento, arte e técnicas apuradas

Criciúma

A programação em celebração aos 79 anos da Associação Empresarial de Criciúma (Acic) foi fechada em uma noite especial proporcionada pelo Projeto de Cultura da entidade. Nessa quinta-feira, 29, ocorreu a abertura da exposição Eu & Você & Elas/Eles, marcada pelo recital Fragmento Erudito, apresentado pelo Duo Cerqueira-Alexandre.

Realizado na sede da entidade, o encontro uniu música de câmara, em violino e viola, peças de tapeçaria, talento, arte e técnicas apuradas. “Mais uma vez o Cultura Acic mostrou a qualidade dos artistas que temos na nossa região, sejam esses jovens músicos que estão ganhando o mundo, as tecelãs que expõem seus trabalhos ou tantos outros artistas que nos deram a honra de participar do projeto”, ressalta a coordenadora do Cultura Acic, Iara Gaidzinski.

“Ao prestigiar e apoiar os talentos artísticos locais, o Projeto Cultura Acic cria um ambiente mais rico, diversificado e vibrante, beneficiando tanto os próprios artistas quanto a comunidade como um todo, que pode apreciar espetáculos como o que tivemos nessa quinta-feira. As exposições também permanecem por um período na galeria de arte da Acic, para que o público possa visitá-las”, enaltece o presidente da entidade empresarial, Valcir José Zanette.

Exposição até setembro

As obras que compõem a mostra Eu & Você & Elas/Eles ficarão expostas até o início de setembro, com acesso gratuito. “As tecelãs receberam como desafio produzir obras a partir de rostos retratados em fotografias, definindo a técnica que iriam usar. Assim, temos mais de 25 pequenos retratos em preto, branco e cinza”, descreve Elke Hulse, referindo-se ao trabalho do coletivo As Catarinas.

O grupo surgiu em 2006, formado por alunas e ex-alunas dos cursos de tapeçaria ministrados por Elke, mestre em Teoria e História da Arte, com participação em exposições na França, Espanha, Itália, China, Estados Unidos, Escócia, Letônia e no Brasil.

Na Acic, a artista dá uma mostra do seu trabalho em quatro tapeçarias, nas quais estão montagens de rostos. “Trago também uma série de vestidos com a aplicação de tapeçarias retratando rostos de meninas, entre outros trabalhos”, comenta Elke. Ela conta que a ideia da exposição nasceu na pandemia, quando as tecelãs aproveitaram o tempo em casa para desenvolver as peças.

Passeio pelos períodos Barroco e Clássico

O som brilhante e sagaz do violino e o som doce, suave e melancólico da viola formaram a combinação perfeita do Fragmento Erudito, recital que promoveu um passeio pelos períodos Barroco e Clássico da música. O violinista Josenir Alves Cerqueira Júnior e o violista Jaison Alexandre de Oliveira encantaram o público com a apresentação de composições de Johann Sebastian Bach, George Philipp Telemann, Carl Stamitz, Ignaz Pleyel e Wolfgang Amadeus Mozart.

“Comecei na música no Bairro da Juventude e não imaginava um dia estar na Acic fazendo uma apresentação como essa. Agradeço muito pela receptividade que tivemos aqui”, declarou Oliveira, também professor e produtor, bacharelando do curso de música da Udesc.

Ele teve o primeiro contato com a música na Orquestra de Cordas do Bairro da Juventude e posteriormente ingressou na Camerata Criciúma e no Opus Quarteto. Participou de diversos festivais, oficinas e encontros de música no Brasil. Em 2019 participou da quarta edição do Fiato ao Brasile, festival de música que ocorreu em Faenza, na Itália.

“É muito bom voltar a Criciúma e reencontrar rostos conhecidos, nesse importante espaço que a Acic dá à música de câmara”, afirmou Cerqueira Júnior, que no ano passado iniciou o mestrado em música performance na West Texas A & M University, nos Estados Unidos.

Já no primeiro ano na universidade norte-americana, o violinista teve importantes feitos, como a conquista do primeiro lugar no concurso American Protégé Competition of Romantic Music, na categoria Chamber Music, tendo como prêmio performar no Carnegie Hall, em Nova York.