O cenário ainda incerto

A um ano das definições das chapas que disputarão as eleições do próximo ano, o cenário ainda é incerto. Em Içara, por exemplo, é certo que Dalvania Cardoso disputará as eleições buscando seu segundo mandato. Alex Michels é outro nome confirmado no processo, mas sua chapa ainda precisa ser melhor desenhada. O município ainda aguarda a posição do PL, que quer estar na majoritária, mas ainda busca parceiros. No Rincão, pelo menos três chapas se encaminham para a disputa. Um nome é certo. O vice-prefeito Luiz Laurindo entra na disputa como favorito e deve enfrentar nas urnas uma oposição do PL com Georgio Bertan e do PP com Mosquito.

Em Criciúma

A situação em Criciúma não é muito diferente. Na principal cidade da Amrec, Arleu da Silveira é o nome do momento, o escolhido de Clésio Salvaro, mas ele terá que consolidar essa condição até junho do ano que vem. Ricardo Guidi já deixou claro que também está pré-candidato. O PL também terá nome, hoje o mais cotado é de Júlia Zanata. Aparecem neste processo também o PT com Arlindo Rocha e o MDB com Paulo Ferrarezi.

Na capital

Bia Vargas, que disputou como vice de Alex Michels e depois como vice de Décio Lima, deve estar na disputa, mas ela provavelmente buscará espaço na política de Florianópolis. A avaliação é de que na capital suas chances são maiores.

Encontro

O PSD catarinense tem encontro na próxima segunda-feira em Florianópolis. A informação é de Eron Giordani, presidente estadual do partido. O objetivo é reforçar a mobilização do 55 para a disputa eleitoral do ano que vem. O encontro contará com figuras importantes do sul do estado como o prefeito Clésio Salvaro, os deputados Júlio Garcia e Ricardo Guidi e o pré-candidato do partido em Içara, Alex Michels.

Não passa

O deputado federal Zé Trovão cumpriu agenda aqui na região. Veio conversar com apoiadores e falar aos militantes do PL sobre a importância da eleição do ano que vem. Ele passou na Massa FM e falou da reforma tributária. “Se o presidente Lira colocar essa reforma, ela não passa. Não passa porque é injusta, porque vai prejudicar muitos setores e vai complicar ainda mais a vida do brasileiro”. Ele também falou sobre o futuro de Bolsonaro. “Minha sensação é de que o TSE vai inviabilizar seu futuro político, mas ele seguirá forte e como o maior cabo eleitoral da direita no Brasil”.

Mais um entrave

A Cooperaliança estava pronta para realizar a obra de mudança do posteamento da SC-445, no trecho da rodovia que está em obras. Essa era uma decisão do presidente Reginaldo de Jesus. Ocorre que, depois da operação Iluminado, os demais membros do conselho decidiram que não é papel da cooperativa realizar a obra. É mais um problema para o município resolver. Fica também a dúvida sobre a posição do presidente Dede. Ele sempre defendeu a posição social da cooperativa e a importância de apoiar obras como esta. Será que ele terá aval para seguir com a mesma política que assegurou, por exemplo, a pavimentação do acesso ao Santuário e o tomógrafo do São Donato?

Vereador com Ricardo Guidi

Na busca por recursos para a construção do posto de saúde do Bairro Cristo Rei, em Içara. O vereador Mateus Mota Silveira (PSD), esteve na sexta-feira (23), reunido com o deputado federal Ricardo Guidi (PSD). Segundo o vereador Mateus Mota, o deputado se comprometeu em alocar recursos via emenda impositiva para a construção de uma unidade de saúde. “É uma obra importante para os moradores do bairro, com isso proporcionando mais qualidade de vida as pessoas”, destacou Mota.