Dados são da pesquisa Alfabetiza Brasil, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC). A média do Estado foi de 751,74 e o segundo lugar pertence ao Distrito Federal, com 738,09 pontos
Da Redação
Santa Catarina é o único estado do país que alcançou o nível de alfabetização ao final do segundo ano do Ensino Fundamental. Os dados são da pesquisa Alfabetiza Brasil, elaborada pelo Ministério da Educação (MEC). A média do Estado foi de 751,74 e o segundo lugar pertence ao Distrito Federal, com 738,09 pontos. A pesquisa estabeleceu os parâmetros necessários para considerar uma criança como alfabetizada a partir de consultas feitas com professores da educação básica de todo o país. Os critérios são: capacidade de ler pequenos textos, formados por períodos curtos e localizar informações na superfície textual; conseguir produzir inferências básicas com base na articulação entre texto verbal e não verbal, como em tirinhas e histórias em quadrinhos; e escrever textos que circulam na vida cotidiana para fins de comunicação simples, como convites e lembretes, mesmo que com desvios ortográficos.
“Nosso Estado é destaque na educação do país e queremos melhorar ainda mais, para fazer da educação catarinense a melhor do Brasil em todos os níveis. Os primeiros anos são a base para que os estudantes catarinenses desenvolvam suas habilidades também para o ensino médio e ensino superior, contribuindo para o desenvolvimento de Santa Catarina”, comemora o governador Jorginho Mello. Considerando que a alfabetização não é algo de momento, mas se faz por anos, o governador deveria lembrar que os frutos são do antecessor Carlos Moisés também, que governou o estado nos últimos quatro anos.
O Estado possui 627 escolas com as etapas iniciais do ensino fundamental e mais de 112 mil alunos. A Secretária adjunta da Educação, Patrícia Lueders, destaca que o regime de colaboração com os municípios é de suma importância para garantir a alfabetização nesta etapa de ensino:
“Hoje, toda e qualquer política pública de educação precisa ter foco nos primeiros meses de vida e de alfabetização deste estudante. Santa Catarina conseguiu esse resultado pelo regime de colaboração com os municípios, por meio do currículo único do território catarinense, que prevê todas as competências e habilidades necessárias para esta etapa”, explica.
O Currículo Base da Educação Infantil e do Ensino Fundamental (CTBC) foi desenvolvido em regime de colaboração com os municípios. O currículo estabelece que, ao final do primeiro ano, o aluno deverá compreender o sistema de escrita alfabética, ler textos com autonomia e escrever palavras, frases e textos com ajuda do professor. Ao terminar o segundo ano, os estudantes deverão ampliar os conhecimentos de escrita, leitura e produção de textos.
Terceira menor taxa de alfabetismo do Brasil
Segundo dados do IBGE, Santa Catarina também tem a terceira menor taxa de analfabetismo do Brasil. O índice teve um leve acréscimo de 2,1% em 2019, pré-pandemia, para 2,2% em 2022. O estado fica atrás somente do Distrito Federal (1,9%) e Rio de Janeiro (2,1%) e fica empatado com São Paulo no índice de analfabetismo. O cálculo considera as pessoas a partir de 15 anos de idade.
O Saeb
O Sistema de Avaliação da Educação Básica é um conjunto de avaliações externas em larga escala que reflete os níveis de aprendizagem demonstrados pelos estudantes avaliados, permitindo um diagnóstico da educação básica brasileira.
A pesquisa é realizada a cada dois anos. Participam alunos do 2º, 5º, 9º ano e dos três anos do Ensino Médio. O resultado do Saeb é um indicativo da qualidade do ensino brasileiro, e a diminuição da média, comparada com a edição anterior, é um recorte do efeito da pandemia na educação. Em 2021, foram avaliadas 72 mil escolas públicas e privadas brasileiras, com aproximadamente 5,3 milhões de estudantes.