Poder Legislativo realizou sessão solene alusiva aos 18 anos da Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara
Içara
Na noite de quarta-feira (31), o Poder Legislativo içarense realizou sessão solene alusiva aos 18 anos da Cooperativa da Agricultura e Pesca Familiar de Içara (Coopafi). Receberam homenagens pessoas e entidades que contribuíram para o desenvolvimento da agricultura familiar no município. “A Coopafi acredita na capacidade das pessoas no trabalho cooperativo como forma de organização da sociedade, nas atividades agroindustriais como forma de desenvolvimento sustentável e na tecnologia e qualificação como instrumentos de competitividade da agricultura familiar”, destacou o proponente da homenagem vereador Jairinho (PSD).
Representando a prefeita Dalvania Cardoso, que por motivo de viagem não pode comparecer ao evento, o secretário municipal de Agricultura, Gelson Possamai, agradeceu a Coopafi pelo trabalho desenvolvido na agricultura do município. “Nesses 18 anos de trabalho e parceria com o poder público e instituições a cooperativa sempre produziu com muito carinho os alimentos de qualidade que são destaques na região”.
“O sucesso não vem por acaso, mas sim com muito trabalho. Parabéns a todos os agricultores e entidades que se dedicam ao excelente trabalho prestado pela Coopafi”, salientou o primeiro vice-presidente vereador Pedro Mazzuchetti (MDB).
Fundada em dia 17 de outubro de 2005, a Coopafi atualmente possui diversos programas desenvolvidos em parcerias com entidades, fundamentais para o crescimento do setor agrícola e subsistência de seus associados, destacando o Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), Feira da Agricultura Familiar, Programa Reciclou Levou e o Termo de Fomento. Com 117 associados, possui 25 unidades de beneficiamento, 47 famílias produzindo e entregando no PNAE, dez famílias na Feira da Agricultura Familiar, dez famílias possuem certificação orgânica e a execução do projeto PAA, que é a compra com doação simultânea, garantindo a comercialização de vários produtos totalizando a compra de R$ 3 milhões entre 2005 à 2020.
As homenagens foram entregues para a Secretaria Municipal de Agricultura, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e os ex-presidentes José Manoel Rabello (in memoriam) e Fabiano José Bortollato e o presidente da Coopafi Rinaldo Teixeira Canarin. O presidente Max Luiz (PL) por problemas de saúde não esteve presente, sendo os trabalhos conduzidos pelo vereador Pedro Mazzuchetti (MDB).