Music Game Day promovido pela Satc Idiomas visa interação e prática ativa da Língua Inglesa
Criciúma
Maximizar as experiências e dar significado à aprendizagem faz parte das diretrizes educacionais de ensino do inglês no Colégio Satc. Por isso, a Satc Idiomas promoveu mais uma aula diferente, dessa vez, os alunos praticaram a Língua inglesa a partir de jogos musicais. O Music Game Day teve a participação de estudantes do Ensino Fundamental Anos Finais que puderam interagir e realizar a prática ativa do segundo idioma.
Todos os meses se promove o dia temático para oportunizar aos alunos a interação com outros grupos e níveis, e também em contextos diferentes do que os de sala de aula. “Fazer ações que sejam diferenciadas agrega ainda mais na compreensão dos alunos. Por isso, trouxemos o universo musical para a nossa aula, pois historicamente o inglês já ajuda muito o desenvolvimento dos estudantes, porque se conectam muito fácil. Essa atividade auxilia na interpretação, audição, leitura e escrita porque os estudantes começam a achar semelhanças entre os fonemas e as palavras”, explica a coordenadora da Satc Idiomas, Beatriz de Medeiros.
Na 1ª atividade os participantes precisavam completar a letra da música, mesmo sem a conhecê-la. “Com o contexto do que a composição fala, já é possível que os estudantes consigam interpretar e avaliar a melhor resposta. E nada melhor que um game para que eles se emprenhem em resolver o desafio”, conta a coordenadora.
Em uma tarde divertida, os estudantes participaram de diferentes atividades, como por exemplo adivinhar uma música a partir do sorteio de uma palavra em inglês ou de Trivia, jogo de perguntas e respostas sobre o tema. “A música ajuda muito quem está aprendendo inglês, porque faz a gente pensar de maneira mais rápida e entender o que as letras falam. Com a ação, conseguimos conhecer o universo musical a partir de palavras diferentes das que usamos na aula. Foi uma atividade bem dinâmica e que sempre ajuda no desenvolvimento do aluno na hora de aprender o segundo idioma”, relata a aluna, Isadora Nunes.
Na hora de se inscreverem os estudantes já colocaram uma música preferida para que tudo fosse baseado nas coisas que gostam, e do meio que faz parte da rotina de cada um. “Como educadora de idiomas, sempre falo que o inglês precisa estar perto do coração de quem aprende, pois quanto mais se acha significado para aquele aprendizado, mais fácil e com mais prazer se aprende”, enfatiza Beatriz.