A caminho da greve
A proposta remodelada, ou nem tanto, e apresentada ao legislativo pelo prefeito Clésio Salvaro segue sem agradar os servidores municipais. Ela vai para a pauta de uma sessão extraordinária marcada para sábado e ao que tudo indica será aprovada. Mas isso não deve encerrar o assunto. Pelo menos é o que os servidores estão dando a entender. Hoje, ao longo do dia, os trabalhadores do pátio de máquinas cruzaram os braços e o mesmo deve ser adotado por uma outra parcela de trabalhadores. “Vamos lutar, porque o que está sendo feito com a nossa categoria não é correto. O prefeito está desvalorizando aqueles que ajudam a destacar o seu governo”, reclama a presidente do sindicato, Jucélia Vargas. Já o prefeito tem uma visão bem diferente. Em entrevista à Massa FM, ele ressaltou que fez uma proposta dentro do que é possível e que trabalhar em Criciúma é um orgulho. “Temos servidores dedicados, servidores que transformam a cidade e que recebem um bom salário. Criciúma é um dos municípios que melhor remunera o servidor e trabalhar aqui é um orgulho para qualquer um”.
INSS
Câmara de Vereadores de Içara encaminhou requerimento a responsável pela unidade do INSS no município cobrando explicações. A principal queixa dos parlamentares recai sobre a ausência do serviço de perícia médica na cidade. O requerimento foi apresentado pelo vereador Rodrigo Gonçalves e aprovado por unanimidade. Sem atendimento de peritos em Içara, moradores que precisam do serviço estão sendo forçados a enfrentar uma longa fila e a buscar atendimento em outras cidades da região
Prêmio
A Cooperativa de Morro da Fumaça está reativando a campanha Conta em Dia Prêmio na Mão. A informação é do presidente da Cermoful, Rudi Recco. Em entrevista à Massa FM, ele lembrou que o objetivo da ação é reduzir o índice de inadimplência dos associados. Quem participa da campanha também recebe números extras para participar da campanha de fim de ano da cooperativa que irá entregar 60 prêmios.
Em Siderópolis
Os servidores públicos de Siderópolis iniciaram nesta semana a negociação para definir o reajuste anual da categoria. Em entrevista ao Microfone Aberto, o prefeito Franqui Salvaro explicou que o debate ainda está em fase inicial. Ele ressaltou que o município fará um esforço para valorizar ao máximo os trabalhadores, mas que precisará levar em conta a queda na arrecadação e as metas da gestão antes de estabelecer o percentual de aumento.
Imposto
O governo federal anunciou ontem (25) a redução de impostos com o objetivo de diminuir o valor final de carros novos no Brasil. A medida será possível com a redução das alíquotas do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e do Programa de Integração Social e Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (PIS/Cofins) para a indústria automotiva. Os descontos que incidirão sobre o valor dos veículos irão de 1,5% a 10,96%, de acordo com critérios de preço, eficiência energética e densidade industrial no país. A medida vale para carros de até R$ 120 mil.
Fora do MDB
Completando a nota de ontem sobre o MDB aqui na Coluna. O 11 aguarda pela abertura da janela para receber novos reforços. Um dos nomes tidos como certos no partido é o do vereador Juninho Venturini, que já teria sinalizado a saída do MDB. Aposta é de que, com ele, levará também outras lideranças do Rincão para a nova casa.