Ontem, Morro da Fumaça e Forquilhinha foram palco de iniciativas que visam conscientizar e prevenir essa violência

Da Redação

Diversas ações estão sendo realizadas, ao longo do mês de maio, em municípios da região carbonífera durante o mês de maio em prol do combate ao abuso sexual infantil, como parte do Maio Laranja. Ontem, Morro da Fumaça e Forquilhinha foram palco de iniciativas que visam conscientizar e prevenir essa violência.

Em Morro da Fumaça, o Departamento Municipal de Desenvolvimento Social promove a campanha “Conte, a culpa não é sua”, em parceria com as escolas públicas e privadas do município. Através de visitas às escolas, são oferecidas ações de orientação, prevenção e acompanhamento psicossocial sobre o abuso sexual para crianças e adolescentes do primeiro ao sexto ano do ensino fundamental. A iniciativa, que segue até o dia 25 de maio, conta com a distribuição de cartilhas educativas e rodas de conversa para esclarecer dúvidas e abordar o tema de forma adequada.

Já em Forquilhinha, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), em parceria com o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e o Centro de Referência da Assistência Social (Cras), promoveu o teatro “O segredo do superpoder de Joana”. A peça, encenada por adolescentes do SCFV do Cras, contou a história de Joana, uma menina que enfrenta uma situação desconfortável e aprende a importância de compartilhar com adultos de confiança. O objetivo foi ensinar às crianças como identificar o abuso sexual e a importância de confiar em pessoas de confiança. Mais de mil alunos da rede municipal participaram da apresentação, que trouxe uma mensagem de prevenção e conscientização.