Credisol atua com microcrédito há 23 anos

23

Organização criada em 1999 possui 14 postos de atendimento na região Sul de Santa Catarina

Criciúma

Segunda maior OSCIP de Microcrédito de Santa Catarina e entre as mais reconhecidas do país, a Credisol, instituição sediada em Criciúma, atua na missão de facilitar o acesso a crédito a microempreendedores formais e informais. A organização criada em 1999 possui 14 postos de atendimento na região Sul de Santa Catarina, uma filial no Rio Grande do Sul e mais recentemente com atuação expandida para outros sete estados (Paraná, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Maranhão, Ceará e Distrito Federal por meio de franquias).

A Credisol oferece diversas linhas de crédito específicas para pequenos empreendedores, algumas, inclusive, com juros subsidiados em parcerias com o setor público. A metodologia é de proximidade com os clientes, com a realização de atendimento por um agente de crédito que faz avaliação e presta orientação sobre o crédito, levando em conta o histórico de vida e de trabalho de cada microempreendedor. Os recursos repassados são provenientes de fontes como o BNDES, Badesc, BRDE e outras fontes internacionais.

“Nossa missão é de gerar inclusão financeira e, por consequência, contribuir para o desenvolvimento e geração de emprego e renda por meio do microcrédito e da educação empreendedora, em oficinas que realizamos em parceria com o Sebrae”, explica o diretor executivo da Credisol, Júlio César Burigo.

O acesso ao crédito está entre os principais gargalos do microempreendedor, conforme pesquisa do Sebrae de 2022, na qual 61% dos entrevistados dizem ter utilizado linhas de empréstimo de pessoa física para utilizar nas empresas. A Credisol atende esta camada da economia, que não consegue acessar linhas de crédito adequadas em bancos ou cooperativas. “Sabe-se que a dificuldade de acesso ao crédito é uma das principais restrições ao desenvolvimento dos pequenos negócios que têm ou não CNPJ, por conta disso o fomento ao microcrédito possui uma função social de extrema relevância”, comenta Burigo.

O que é uma OSCIP?

As Organizações da Sociedade Civil de Interesse Público – OSCIPs de Microcrédito, são Instituições sem fins lucrativos, habilitadas pelo Ministério da Justiça, e participantes do Programa Nacional de Microcrédito Produtivo e Orientado (PNMPO) do Ministério do Trabalho. Nasceram com a vocação de atender as pessoas que trabalham por conta própria, seja no campo ou na cidade, tais como autônomos, comerciantes, prestadores de serviço, agricultores e pequenos negócios em geral.

O modelo de negócio da Credisol possui algumas diferenças básicas em relação a outros atores de mercado que atuam na concessão de crédito. “Temos uma forma de atuar mais simplificada. Não há necessidade de abrir conta, as prestações são pagas por boleto (carnê) e um agente de crédito presta orientação até a liberação, sem que o cliente tenha que sair de casa. O agente de crédito vai ao encontro da pessoa, no local onde a atividade acontece, seja na própria residência, ponto comercial ou propriedade rural”, explica o gerente de operações Eduardo Manenti.