Mães compartilham os desafios e a delícia da maternidade

6

“Ser mãe é uma jornada de transformação, entendimento, sofrimento e amor profundo”, diz uma mãe entrevistada pelo Gazeta

Içara

A maternidade é um dos momentos mais marcantes da vida de uma mulher, mas nem sempre é fácil. Lidar com as demandas dos filhos enquanto se divide entre outras atividades pode ser desafiador e muitas vezes doloroso. Apesar disso, também há momentos de grande felicidade e realização.

Clarissa Crispim, jornalista e mãe da Maria Eduarda, sabe bem disso. Ela já teve uma rotina agitada, se questionando se estava fazendo a coisa certa ao se dedicar a tantas atividades. Mas decidiu reduzir a carga do trabalho e se dedicar mais à filha, encontrando um equilíbrio entre as duas coisas. “Muitas vezes sentia que estava dando o meu melhor em todas as áreas, mas sem conseguir fazer nada direito. Hoje consigo me dedicar a ela”, conta.

Angélica Zenato, advogada e mãe do Pedro, da Mariana e do Tiago, conheceu seus maiores medos e defeitos ao se tornar mãe, mas também descobriu suas melhores virtudes. “Errei muitas vezes, mas também construí seres incríveis com base nos meus conceitos de amor e respeito ao próximo. Ser mãe é uma jornada de transformação, entendimento, sofrimento e amor profundo, mas também requer humildade para reconhecer que erros são aceitáveis”, diz emocionada.

Milhares de mulheres lutam para equilibrar a maternidade com outras atividades, como trabalho, estudos ou hobbies. “Não há uma fórmula única para ser uma boa mãe: cada mãe deve encontrar seu próprio caminho. Algumas podem optar por reduzir o tempo de trabalho, outras podem optar por ter ajuda de familiares ou de uma rede de apoio. O importante é encontrar um equilíbrio que permita à mãe estar presente na vida dos filhos e também realizar outras atividades importantes para ela”, aconselha ainda Angélica.

A maternidade é uma jornada de altos e baixos, com momentos de dor e felicidade. “Ser mãe é um desafio constante, mas também é uma fonte de alegria e realização. Com humildade e perseverança, é possível enfrentar os desafios e encontrar a felicidade nessa jornada única e transformadora”, finaliza Clarissa.