Vai ter paralisação

Descontentes com a proposta encaminhada pelo prefeito Clésio Salvaro para o Legislativo de Criciúma, os servidores públicos do município cruzam os braços nesta quinta-feira. A paralisação dos serviços públicos na cidade é uma tentativa da categoria de buscar apoio junto à população e de tentar barrar o avanço da matéria no Legislativo. “Foi um desrespeito com os servidores mais uma vez. Nós não fomos ouvidos e o projeto simplesmente foi enviado para a Câmara. O prefeito não nos dá outra alternativa que não seja paralisar. Ele nos oferece apenas a inflação e ainda segue retirando direitos”, explica Jucélia Vargas, presidente do Sindicato dos Servidores. Segundo ela, a categoria espera que a população apoie o movimento dos servidores. “Porque o prefeito que fala tanto do crescimento da cidade não entende que isso só acontece pelas mãos dos servidores. O prefeito no gabinete não troca fralda, não ensina nas escolas, não asfalta as ruas”.

X-Salada: a iguaria quase patrimônio

Aquele X-Salada carregado no milho, na ervilha e entumecido com a maionese caseira, ou o famoso X com gostinho, pode se tornar Patrimônio Imaterial da cultura criciumense. Pelo menos é o que quer o vereador Zairo Casagrande. O parlamentar do PDT apresentou um requerimento, aprovado pelo Legislativo, pedindo para que a Fundação Cultural de Criciúma faça um estudo e avalie a possibilidade de fazer do lanche mais popular um item da nossa cultura. Em entrevista à Massa FM, Zairo minimizou as críticas que vem sofrendo. “São manifestações de uma parcela muito pequena da população, que avaliam a proposta de maneira superficial, mas é uma minoria barulhenta admito”, argumentou. Segundo Zairo, o objetivo da proposta é impulsionar o setor gastronômico e os empreendedores que apostam no X-Salada como sua opção de negócio. “As pessoas vêm de outras cidades para Criciúma para provar nossa receita de X-Salada. Se fizermos um Festival do X, vai ser um sucesso. Além disso, virando patrimônio, essa receita passa a ser obrigatória e ter padrão. Melhora para todo mundo. Então, eu não vejo motivo para críticas”.

Organização

O PSD de Içara segue trabalhando para reforçar a presença do partido nas comunidades. A série de reuniões faz parte da preparação do partido para a eleição do ano que vem. Nesta terça-feira, o 55 realizou mais um encontro. “A reunião foi no bairro Boa Vista. Nestes encontros, estamos aproveitando para filiar lideranças e para ouvir a comunidade. Os subsídios que estamos recebendo servem para gradativamente irmos montando nosso plano de governo. A intenção é construir as propostas com base nas manifestações da própria comunidade”, explica Alex Michels, presidente do partido e pré-candidato para a eleição de 2024.

Reforma solidária

A Câmara de Vereadores de Criciúma aprovou um requerimento apresentado pelo vereador Toninho da Figueira. No documento, o parlamentar pede ao governo de Criciúma que avalie a criação de um programa para auxiliar famílias de baixa renda a reformarem suas casas. A sugestão do parlamentar é que o governo subsidie a mão de obra dessas reformas utilizando as equipes do projeto Segunda Chance, que utilizam reeducandos do sistema prisional.

Vigias serventes

O vereador Obadias Benones quer que o governo de Criciúma avalie a possibilidade de contratar vigias para reforçar a segurança nas escolas da rede municipal. O questionamento consta em requerimento aprovado na sessão de ontem da Câmara e encaminhado à Secretaria de Educação. A sugestão do parlamentar é que o município contrate serventes e os treine para usar spray de pimenta e arma de choque. Com isso, eles poderiam também reforçar a segurança dos estudantes.

Festa

O governo de Morro da Fumaça divulgou detalhes da programação que vai celebrar o aniversário de emancipação político-administrativa do município. Neste ano, a cidade celebra 61 anos com quatro dias de festas e muitas atrações para toda a família. As celebrações iniciam no dia 17 e têm como destaque a gastronomia, eventos esportivos e apresentações de artistas regionais.