Programa Mão na Roda foi apresentado no Paço Municipal Marcos Rovaris, e é fruto de convênio entre a Prefeitura de Criciúma e a Credisol
Criciúma
A Prefeitura de Criciúma, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Econômico, passa a disponibilizar uma linha de crédito subsidiada para Microempreendedores individuais (MEIs) registrados no município. Denominado Mão na Roda, o programa de fomento ao microcrédito será operacionalizado pela Credisol Microcrédito Brasil e foi apresentado na noite de quinta-feira (4), em solenidade no Salão Ouro Negro, no Paço Municipal Marcos Rovaris.
Em seu depoimento, o prefeito Clésio Salvaro enalteceu o papel importante dos empreendedores na transformação de Criciúma, que é uma das cidades que mais geram empregos em Santa Catarina. “O pequeno empresário é alguém que quer vencer na vida, e ao governo municipal, cabe criar iniciativas para que eles prosperem. Temos que orientar, instruir, dar o caminho certo para que as pessoas tenham condições de crescer nas suas atividades”, afirmou.
O Mão na Roda prevê a liberação de valores de até R$ 5 mil para o desenvolvimento dos pequenos negócios da categoria MEI. A liberação dos empréstimos será avaliada por agentes de crédito da Credisol. “O programa amplia o programa Juro Zero, do Governo do Estado, no qual o microempreendedor credenciado toma o crédito com o compromisso de quitá-lo em oito parcelas. No Juro Zero, o estado paga a oitava prestação. Com o Mão na Roda, estamos ampliando esse benefício, com o município efetuando o pagamento da sétima parcela”, explica o diretor de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Prefeitura de Criciúma, Aldinei Potelecki.
Os microempreendedores poderão aplicar os valores tomados em empréstimo na aquisição de máquinas, equipamentos, matéria-prima, mercadorias, manutenção de veículo para trabalho, reforma e ampliação do espaço de trabalho ou capital de giro. “Esse programa vai oferecer a oportunidade aos empreendedores MEIs de investir no seu negócio, pagando um valor menor do que o que pegou emprestado. Esse é um importante incentivo para estimular o desenvolvimento dos pequenos negócios, tão importantes para a economia local, gerando emprego e renda”, observou o vice-presidente do Conselho de Administração da Credisol Microcrédito Brasil, Carlos Albertani.
O caminho para obter o crédito Mão na Roda
Para ter acesso à linha de crédito de até R$ 5 mil do programa Mão na Roda é necessário ser MEI registrado em Criciúma, solicitar o Termo de Encaminhamento na Casa do Empreendedor, localizada no piso superior do Paço Municipal Marcos Rovaris, e pagar todas as seis primeiras parcelas em dia. Estas e demais regras estão no Decreto municipal SG/nº 2123/22, publicado no Diário Oficial do município de Criciúma.
O programa Mão na Roda foi instituído pela lei municipal n° 7.661, de 2019, e, agora, entra em vigor para beneficiar os microempreendedores individuais do município, que contratarem o Juro Zero.