Prefeitos fazem reuniões para evitar casos como o de Blumenau

11

Içara, Criciúma e Balneário Rincão trataram do tema segurança com ações, contratações ou acordos

Içara, Criciúma e Rincão

Ontem foi o dia das administrações municipais se reunirem para tratar da segurança em escolas e creches para que casos como o que ocorreu em Blumenau não aconteça por aqui. Leia abaixo o que cada município tratou.

Içara

Para manter o entorno das escolas e creches seguro em Içara, ações preventivas serão colocadas em prática. Os órgãos já vinham trabalhando em conjunto a fim de garantir a segurança da rotina escolar, mas o contato foi intensificado após o atentado que vitimou quatro crianças em Blumenau.

As forças de segurança continuarão executando o policiamento efetivo nas proximidades das unidades. A PM da cidade também irá produzir um relatório com a análise técnica das 13 escolas municipais e 33 Centros de Educação Infantil (CEIs) indicando quais procedimentos precisarão ser tomados para impedir possíveis invasões.

“Precisamos propor ações rápidas e eficazes. Cada lugar tem uma realidade diferente. Uns precisarão de muros mais altos, outros de cerca elétrica, outros de segurança humana. Ouviremos quem realmente entende do assunto, que é a Polícia Militar, e em breve iremos começar as mudanças através desta consultoria”, enfatizou a prefeita Dalvania Cardoso.

A PM já implementa o projeto Rede de Segurança Escolas, que contempla rondas nas escolas e contatos diretos com as diretoras e profissionais da educação, além de palestras e grupos de WhatsApp como acontece com a Rede de Vizinhos.

“Sabemos da importância da ostensividade policial, mas toda a rede envolvida é fundamental. Reforçamos a orientação: se caso avistarem alguém em movimento suspeito, acionem o 190”, pontuou o tenente-coronel Eduardo Moreno Persson, comandante da Polícia Militar de Içara.

Sobre a consultoria preventiva, o comandante destacou que o projeto não vai identificar apenas mudanças estruturais, mas também comportamentais. “Cada unidade será analisada minunciosamente com a identificação da vulnerabilidade da estrutura física e de como funciona o cotidiano do ambiente. É importante que os colaboradores também estejam orientados quanto à prevenção”, declarou.

Balneário Rincão

Na prefeitura de Balneário Rincão foi assinado ontem o contrato com a empresa de segurança privada para todas as escolas municipais, como medida de segurança e proteção. Os seguranças já começaram os trabalhos nas nove unidades escolares.

“Estamos vivendo um momento de preocupação. Essa medida irá dar mais segurança aos nossos alunos, professores e pais. Nossas escolas já têm o acesso restrito, mas o segurança dará mais tranquilidade”, destacou o prefeito Jairo Custódio.

As escolas municipais de Balneário Rincão já contam com acesso restrito às unidades de ensino, todos com portões eletrônicos e travas. Os vigilantes irão reforçar a segurança dos quase 2 mil alunos.

“Desde o dia que aconteceu o lamentável episódio em Blumenau, venho conversando com o prefeito e decidimos tomar essa atitude de contratar seguranças para as escolas. Por questões burocráticas, somente hoje, assinamos o contrato, mas os seguranças já estão em nossas escolas municipais. Sei o quanto nos preocupamos com nossos filhos e essa medida vai nos dar mais segurança e tranquilidade. Continuamos atentos em defesa das nossas crianças”, enfatizou o vice-prefeito, Luiz Laurindo.

Criciúma

EM Criciúma, as creches estão sob a gestão da Associação Feminina de Assistência Social de Criciúma (Afasc), que se reuniu ontem (11) para reforçar medidas de segurança nos 40 Centros de Educação Infantil (CEIs) e outros espaços atendidos pela entidade. A equipe trouxe para discussão um plano de contingência, que já acontece em todas as unidades desde 2017.

O que já é feito, segundo a entidade: Os CEIs possuem câmeras de segurança e monitoramento 24 horas; funciona a Rede Vizinha, parceria realizada com o 9º Batalhão de Polícia Militar de Criciúma; Todos os 40 CEIs são cercados por muros, grades ou telas, com alturas elevadas para o acesso negado de quem está fora do CEI; Os profissionais da creche trabalham uniformizados, prezando pela identificação do profissional; A rotina de horários de entrada e saída das crianças (parcial ou integral), sempre com dois responsáveis do CEI que conhecem os pais; Os pais ou responsáveis que buscam as crianças fora dos horários determinados devem obedecer a “Normas e orientações para o funcionamento dos Centros de Educação Infantil da Afasc” (documento entregue na reunião de pais), e não têm acesso a parte interna do CEI. A equipe diretiva é responsável por entregar a criança, mediante o documento já registrado em cadastro com foto.

Segundo o diretor executivo da Afasc, Adriano Boaroli, desde que a atual direção assumiu a Afasc, as equipes gestoras das creches sempre foram orientadas a manter os portões fechados, evitando assim, o acesso livre, constando em regimento interno da empresa. “A direção da Afasc sempre prezou pela segurança nas creches e em todos os espaços que estão ocupados pela nossa equipe. Hoje nos reunimos para continuar alinhando esses cuidados que já utilizamos e junto com a Administração Municipal, tem outras ações. Temos como missão proporcionar uma prática educativa de qualidade, vinculando o cuidar, zelar e educar, a igualdade, permanência e sucesso das crianças atendidas. Vale ressaltar que sugestões são sempre bem-vindas e podem ser deixadas em nosso site (www.afasc.com.br) ou através das nossas redes sociais”, informou.