Vacinação contra Influenza começa na próxima segunda-feira

9

Em Içara, as aplicações serão realizadas em todas as unidades de saúde da família

Içara

Começa na próxima segunda-feira, dia 10, mais uma campanha de vacinação contra o vírus da gripe (Influenza). Em Içara, as aplicações serão realizadas em todas as Unidades Saúde da Família (USFs) do município, no horário das 7h15 às 11h30 e das 13h às 15h30.

A campanha se estenderá até o dia 31 de maio. Neste primeiro momento, formam o grupo prioritário: idosos com 60 anos ou mais de idade; crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade; trabalhadores da Saúde; gestantes e puérperas; professores do ensino básico e superior; povos indígenas; profissionais das Forças de Segurança e Salvamento; profissionais das Forças Armadas; pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores do transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso; trabalhadores portuários; população privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.

“O objetivo da vacinação é reduzir as complicações causadas pelo vírus, as internações e a mortalidade. A vacina é segura e eficaz, sendo fundamental para evitar complicações na saúde da população”, afirma Sandro Ressler, secretário de Saúde de Içara. É válido ressaltar não é necessário intervalo para outros tipos de imunizantes.

Sobre a doença

A Influenza é uma infecção viral aguda que afeta o sistema respiratório, de elevada transmissibilidade e distribuição global e com tendência a se disseminar facilmente em epidemias sazonais, podendo também causar pandemias. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os casos variam de quadros leves a graves e podem levar ao óbito. Por essa razão, Ressler conclama a população para a adesão à vacinação.

“Estamos no outono, época em que as temperaturas começam a ser mais baixas e as síndromes respiratórias são mais comuns. A Influenza apresenta um grau de transmissão muito alto, mas a vacina é capaz de minimizar a carga do vírus e por isso é considerada a melhor forma de prevenirmos a doença e evitarmos sobrecarregar o sistema de saúde”, enfatiza.