Içara terá palestras, rodas de conversa e dinâmicas em grupo nas escolas

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Data será encerrada no próximo sábado, dia 8, com a realização do pedágio da Abaa

Içara

A 3ª Semana Municipal do Autismo será recheada de ações na rede de ensino de Içara. O foco da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia é garantir a conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), considerado uma das condições humanas mais complexas e em crescimento no mundo.

Desde a semana passada, voluntárias da Associação Beneficente de Apoio ao Autista (ABAA) estão visitando as escolas do município para a entrega de panfletos informativos. A secretaria também buscou o apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), para que as lojas interessadas em se engajar colocassem nas vitrines enfeites alusivos ao tema.

“Acreditamos na escola inclusiva como um espaço no qual todos os alunos tenham as mesmas oportunidades de ser e estar e as características individuais sejam marcadas pela igualdade entre as pessoas”, destaca Beatriz Constâncio de Souza, coordenadora pedagógica do Atendimento Educacional Especializado (AEE) da rede municipal.

Ontem (3), a Semana Municipal de Conscientização ao Autismo foi oficialmente aberta com a palestra no auditório do Paço Municipal Ângelo Lodetti. As psicólogas Ana Paula Donis Viera e Tamires do Nascimento Furmanski abordaram o tema: ‘Autismo – Acolher para Incluir”. O evento terá relatos de mães sobre o Transtorno do Espectro Autista nível 1 de suporte e o Transtorno do Espectro Autista nível 3 de suporte.

Já no decorrer da semana, estão previstas atividades nas escolas com rodas de conversas, palestras, confecções de murais, vídeos e dinâmicas em grupo. A data será encerrada no próximo sábado, dia 8, com a realização do pedágio em apoio à ABAA.

A prefeitura também ampliará o apoio à causa com a colocação de faixas nas rótulas da cidade e um outdoor na SC-445, com os dizeres: “Não parece, mas é. E se fosse seu filho? – 3ª Semana Municipal de Conscientização sobre o Autismo”.

“Essa inclusão não se restringe à escola, deve estar presente em toda a sociedade. Nos mercados, nos bancos, nas igrejas ou em qualquer tipo de fila em que eles têm sim a prioridade. A criança com autismo não tem uma característica física e sim comportamental. Por isso, às vezes, não entendemos que o choro pode estar relacionado a alguma crise”, completa Beatriz.

Na rede municipal de Içara, são 104 alunos diagnosticados com autismo, mas o dado pode ser ainda maior, já que, principalmente dentro da educação infantil, existem diversas crianças em investigação.

“Tanto os professores quanto os auxiliares de turma são instruídos a participarem dessas palestras. No ano passado, os auxiliares tiveram cinco encontros, cada um com um tema específico. Aprofundar e compartilhar os conhecimentos e experiências é o antídoto para minimizar o preconceito social”, pontua Rose Margareth Reynaud Mayr, secretária de Educação, Ciência e Tecnologia.