O destaque é para Julia Zanatta que faz parte da poderosa CCJ

Da Redação

A Câmara de Deputados finalmente instalou as comissões permanentes. Rui Falcão (PT) foi eleito para comandar a CCJ, a principal comissão da Casa, responsável por analisar compatibilidade de projetos com a Constituição. Nesta comissão está a deputada criciumense Julia Zanatta (PL). Comandos dos outros 29 colegiados também serão definidos.

A deputada Bia Kicis (PL-DF) foi eleita para presidir a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle. Quem preside as comissões é resultado de acertos internos, por isso também a demora de suas instalações, para acomodar interesses dos partidos. “A gente tem que fazer de tudo para cumprir nosso mister. Não estamos aqui para fazer estardalhaço, mas para fiscalizar, com responsabilidade e respeito. Queremos que o Brasil consiga andar na linha, com respeito ao ordenamento jurídico”, afirmou Bia Kicis.

Julia Zanatta na CCJ

A deputada federal Julia Zanatta foi confirmada como membro da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara dos Deputados, considerada a mais disputada e prestigiosa entre os políticos. Ela, Ricardo Guidi, Daniel Freitas e Geovânia de Sá, os deputados federais da região carbonífera, figuram em comissoes importantes da Câmara.

A indicação de Julia foi feita pelo seu partido, o PL, e a parlamentar demonstrou-se honrada pela escolha. A instalação das comissões ocorreu na quarta-feira (15). A CCJ é responsável pela análise dos aspectos constitucional, legal, jurídico, regimental e de técnica legislativa de todos os projetos que tramitam na Câmara, além de avaliar a admissibilidade de propostas de emendas à Constituição. A comissão também analisa questões de natureza jurídica ou constitucional e responde a consultas feitas pelo presidente da Câmara, pelo Plenário ou por outras comissões.

Além de integrar a CCJ, Julia também fará parte da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da recém-criada Comissão de Comunicação, como membro titular. A deputada ainda será suplente na Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural.

Guidi no Desenvolvimento Urbano

O deputado federal Ricardo Guidi foi confirmado como membro titular na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados, que tem como objetivo discutir e votar pautas referentes à infraestrutura, saneamento, habitação, território e ações que favoreçam o crescimento local. Guidi, que já é conhecido pelo trabalho municipalista, destacou a importância da comissão para fortalecer os municípios e torná-los mais agradáveis para se viver.

Além da Comissão de Desenvolvimento Urbano, o deputado também fará parte das comissões de Minas e Energia e de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, reforçando sua defesa por importantes bandeiras como o Plano de Transição Energética, que salvou mais de 20 mil empregos na região sul. Para o meio ambiente, Guidi destacou a importância de garantir a preservação ambiental, mas também a agilidade nos licenciamentos para geração de empregos e renda, contribuindo para o desenvolvimento sustentável do Brasil.