É o candidato

O prefeito Jairo Custódio deixou clara sua preferência pelo nome do vice-prefeito Luiz Laurindo como candidato para o governo do Balneário Rincão no ano que vem. Em entrevista à Massa FM, ele ressaltou o bom relacionamento com o vice nos últimos seis anos, destacou a lealdade e a relação de respeito entre os dois. “Estamos trabalhando, isso vai ser construído, mas o Luiz é a opção. Ele trabalha muito, tem sido parceiro nestes dois mandatos e conhece a cidade”, resumiu. Nos bastidores, a aposta é que o MDB vai indicar o vice. A verdade é que, neste momento, Jairo tem no Rincão tanta força quanto Clésio tem em Criciúma. Só vai precisar conduzir o MDB neste processo e fazer com que as lideranças entendam que agora chegou a vez de inverter a cabeça de chapa.

Caindo

O município de Criciúma começou 2023 enfrentando queda na arrecadação. A informação é do secretário da Fazenda Vagner Espíndola. Ele assumiu a função nesta quarta-feira e terá a missão de equilibrar as contas. Em entrevista à Massa FM, Vaguinho explicou que a queda é referente aos repasses feitos pelo governo federal e que foram diretamente impactados pelo corte de tributos dos combustíveis. Segundo ele, a expectativa é que o cenário comece a mudar a partir deste mês.

Até junho

O vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, afirmou que a primeira votação da reforma tributária deve acontecer ainda no primeiro semestre de 2023. Alckmin, que também é ministro do Desenvolvimento, defendeu a urgência da reforma em reunião com lideranças industriais na Confederação Nacional da Indústria. O assunto já vem sendo tema de debate no Congresso Nacional há pelo menos 25 anos.

Saque Aniversário

O Conselho Curador do FGTS vai discutir neste mês se a modalidade será encerrada ou não. Por meio do saque-aniversário, o trabalhador pode retirar uma parte do FGTS uma vez por ano, e quem optou pela modalidade não pode sacar o saldo total da conta se for demitido sem justa causa. A partir de hoje, as pessoas que aderiram ao saque-aniversário e que nasceram em março vão receber o dinheiro.

Saúde Mental

O secretário de Saúde de Criciúma, Acélio Casagrande, pretende apostar na parceria com as igrejas para reduzir o impacto dos problemas de saúde mental na população. Em entrevista à Massa FM, o secretário explicou que o município vem registrando um crescimento na demanda por ansiolíticos usados para tratamento da depressão e outras doenças. A primeira conversa já foi feita com o bispo Dom Jacinto e será ampliada com pastores de igrejas evangélicas instaladas no município.

Fakes

Como forma de colaborar com o projeto de lei das Fake News, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e representantes das plataformas digitais decidiram se juntar e criar um grupo de trabalho em combate às notícias falsas. Em reunião realizada hoje, foram debatidas as responsabilidades das redes sociais como instrumentos para atos como o do dia 8 de janeiro.

Confusão

Médico que atende no centro de especialidades perdeu as estribeiras com pacientes que estavam aguardando atendimento. A prefeita Dalvania Cardoso lamentou o fato e adotou a prudência. Afastou o médico preventivamente por 30 dias. Neste período será conduzida uma sindicância que vai entender exatamente o que aconteceu.