Eron defende Guidi em Criciúma e Michels em Içara
O aclamado presidente estadual do PSD, o ex-secretário da Casa Civil Eron Giordani, disse nesta terça-feira que sua missão é organizar o partido para o processo eleitoral do ano que vem, quando os eleitores voltam às urnas para escolher prefeitos e vereadores. Durante entrevista à Massa FM, ele destacou o nome do deputado federal Ricardo Guidi como opção para Criciúma: “Temos o vice em Criciúma no momento e vamos estar no processo eleitoral. O deputado federal Ricardo Guidi é um nome muito forte para disputar o governo no ano que vem”. Eron também fez questão de destacar outros nomes que devem marcar presença no processo eleitoral da Amrec no ano que vem. “Os que são prefeitos e podem ir à reeleição, como o prefeito Neguinho de Forquilhinha, serão os candidatos naturais. Nas principais cidades, como em Içara com Alex Michels, onde não for possível ter o candidato, vamos compor”. Eron também descartou, neste momento, a participação do seu partido no governo de Jorginho Mello. “Não há qualquer convite oficial, e o PSD vai seguir com seu papel.”
Mutirão
O Governo do Estado deve iniciar nos próximos dias os primeiros procedimentos do Mutirão de Cirurgias Eletivas. A ação pretende zerar a fila de 110 mil catarinenses que aguardam pelo atendimento. A informação é da secretária de Estado da Saúde Carmen Zanotto. Em entrevista à Massa FM, ela ressaltou que a meta é realizar todas as cirurgias em, no máximo, seis meses. Ela também anunciou que o estado deve autorizar o Hospital São José a realizar procedimentos de alta complexidade em cardiologia.
Mais cara
A decisão do ministro do STF Luiz Fux de permitir que os estados voltem a cobrar o ICMS sobre as tarifas de distribuição e de transmissão de energia elétrica vai deixar a conta de luz do brasileiro mais cara e aumentar a inflação. A decisão foi tomada na última sexta-feira e ainda precisa ser validada pelo plenário do tribunal. A decisão atende a um pedido dos estados que alegam prejuízos com a limitação do ICMS, que foi determinada pelo Congresso no ano passado.
Com a agência
Os constantes problemas no abastecimento de água serão tema de encontro programado para esta terça-feira na Câmara de Vereadores de Içara. Segundo o vereador André Jucoski, a reunião será com representantes da agência reguladora, que tem como função fiscalizar os serviços prestados pela Casan. As lideranças de Içara querem o imediato cumprimento do contrato estabelecido entre a estatal e o município. Uma das prioridades é a construção de quatro reservatórios em Içara. Em entrevista à Massa FM, o vereador explicou que as obras devem reduzir os riscos de desabastecimento na cidade.
Mais 30 dias
As obras de revitalização do Aeroporto Regional Diomício Freitas, em Forquilhinha, seguem paradas. Em entrevista à Massa FM, o prefeito José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, explicou que a empresa responsável está desistindo do serviço. O procedimento burocrático deve levar pelo menos mais 30 dias. Segundo o prefeito, só depois é que o trabalho será retomado. Com a revitalização concluída, Neguinho aposta na retomada dos voos comerciais na cidade.
Aprovado
A Câmara de Vereadores de Forquilhinha aprovou, na sessão desta segunda-feira, o projeto que institui o programa Transporte Social na cidade. Pelo serviço, os moradores de Forquilhinha poderão circular gratuitamente pela cidade. O serviço será prestado pela Expresso Rio Maina, que venceu a licitação. O investimento anual é de pouco mais de 700 mil, e a cidade é a primeira no estado a implantar o programa.
Como previsto
O Liquida Içara teve avaliação positiva dos lojistas. A avaliação feita em reunião nesta terça-feira confirma a previsão feita na última semana pelo presidente Paulo Brígido: “Tivemos uma semana inteira com descontos de até 50%. Isso facilitou o acesso dos clientes e também permitiu gerar movimento no município. Vimos diferentes estratégias utilizadas pelos lojistas para garantir descontos reais. Teve comerciante que aproveitou para liquidar peças de final de estação ou mais antigas. Outros buscaram preços atrativos com fornecedores, por isso, não precisaram mexer na margem de lucro. O importante para a cidade é o resultado final aos consumidores. Estamos otimistas para as próximas promoções. Teremos grandes ações em 2023 para fomentar ainda mais a economia local”, completa Brígido.
Presos
O prefeito de Tubarão, Joares Ponticelli (PP), e o vice Caio Torkaski (União Brasil) foram presos preventivamente pelo Gaeco na manhã desta terça-feira. A prisão é resultado de mais um desdobramento da Operação Mensageiro, que apura irregularidades relacionadas a contratações para a coleta e destinação de lixo. Na última semana, o prefeito de Lages e o de Capivari de Baixo já haviam sido detidos. Com a prisão do prefeito e do vice, o presidente da Câmara vai assumir o mandato.