Saque-aniversário do FGTS bate recorde em janeiro

6

Causa é o medo da população com o fim da norma, conforme dito pelo ministro do Trabalho petista

Da Redação

Com a declaração do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, sobre o fim de novos pedidos de saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), o trabalhador foi ao banco e os que puderam já retiraram o fundo, o que gerou recorde de resgate de saque-aniversário em janeiro.

A sugestão de Marinho será apresentada na reunião do Conselho Curador do FGTS no próximo dia 21 de março. “O governo pretende limitar a possibilidade de acesso ao FGTS. Isso irá tirar o poder de escolha do trabalhador. Afinal, ele deveria ter a opção de escolher em que momento é mais útil e a melhor forma de utilizar esse recurso, que é direito do trabalhador”, ressalta a gerente comercial da Innove Soluções Financeiras, Elizandra Dalpiva.

Ainda conforme a especialista, muitos trabalhadores procuram empréstimo por meio do saque-aniversário para ter acesso a um dinheiro que é de direito do trabalhador e se encontra bloqueado. “Existem muitos casos em que os trabalhadores saíram das empresas há muitos anos e o saldo está lá trancado. Não conseguem acesso aos valores. O saque-aniversário possibilita retirar esse recurso para quitar alguma dívida, resolver alguma pendência, ou até mesmo realizar um desejo, como trocar de carro, ou viajar”, informa Elizandra.

O FGTS é um fundo criado pelo Governo Federal para formar uma reserva de dinheiro para o trabalhador. O depósito é feito todo mês pela empresa e equivale a 8% do salário.