Propriedade em Campo Mãe Luzia conta com 16 mil pés da fruta, que é vendida diretamente ao consumidor final
Içara
Não foi à toa que Içara conquistou a fama de doce cidade e a reforça a cada dia, não só pelo mel, mas pela produção de frutas. E a diversidade é tamanha que, em pleno Vale das Melancias, são produzidas outras delícias, como os morangos. Nesse caso, um cultivo iniciado em junho de 2021, com o plantio de 10 mil pés.
“Foi um projeto inicialmente meu, para poder voltar para casa e trabalhar nas terras que eram de meu avô. Como biólogo, fiquei alguns anos trabalhando por alguns lugares do país e fora também (19 estados brasileiros e três países). Esse período fora me fez querer voltar e ficar perto da família e amigos”, conta o produtor Ivan Réus Viana.
A área plantada, em Campo Mãe Luzia, tem cerca de meio hectare e foi incrementada em junho do ano passado com o plantio de mais 6 mil pés de morangos. O cuidado com as 16 mil plantas envolve o trabalho de cinco pessoas, na manutenção e colheita.
“A produção não para, então, a colheita é constante. Colhemos nas segundas, quartas e sextas-feiras pelas manhãs. Em nosso primeiro ciclo de ano com 10 mil pés, fizemos 1,2 mil quilos, cerca de 1,2 quilo por pé”, comenta Ivan. Segundo ele, a maior parte das frutas produzidas é vendida in natura, mas há a oferta também de geleia e licor de morango.
Qualidade atestada
Mesmo com o pouco tempo de mercado, os morangos produzidos em Campo Mãe Luzia já contam com uma clientela fiel. “Consumo puro, pois é minha fruta predileta. O diferencial dos morangos do Ivan são a qualidade da fruta. O fato de saber a procedência e a forma como o morango é cultivado nos dá a segurança de estarmos consumindo uma fruta de alta qualidade”, afirma Claudia Cardoso.
“A minha menina de quatro anos ama morango e leva para a escola toda semana, para ela e os amigos. A escolha é por um morango de qualidade e, o mais importante, o sabor que o Morango Santa Luzia tem. Indico para todas as pessoas, provem! Outra coisa importante é que ele colhe e já te entrega. Tudo novinho”, salienta Mônica Leandro Volpato.
Venda direta
“Nosso público-alvo é o consumidor final, que faz seus pedidos e entregamos no período da tarde da colheita, ou seja, o morango sai praticamente da roça para a casa das famílias, fresquinho e com cheiro indescritível. Entregamos em Içara e Balneário Rincão e também em alguns lugares de Criciúma, mais na área central”, detalha o produtor. O canal de vendas ocorre pelo Instagram @morangossantaluzia.
“Nossa proposta é levar sabor e qualidade para a mesa das famílias. Colocamos todo nosso esforço e tempo para produzir não só uma fruta, mas uma fruta saborosa, doce e com gosto do campo, do nosso campo”, acrescenta. Colaboração Andreia Limas, Canal Içara.