“Voltar para casa é emocionante”, disse o jogador na apresentação oficial ontem

Criciúma

O atacante Eder assinou ontem (17) o contrato por dois anos com o clube carvoeiro e retorna ao time tricolor após 18 anos. Ele é formado nas categorias de base do Tigre. “É um momento de felicidade. Morei embaixo das arquibancadas e vivi nos quartos do Heriberto Hülse e voltar para casa é emocionante e sempre mantive a palavra com o presidente [Vilmar Guedes] desde o primeiro encontro. Fui muito sincero com ele e falei que ou jogava no Criciúma ou iria parar de jogar futebol”, afirmou.

O atacante ressaltou que por motivos pessoais deveria se apresentar ao clube apenas após o dia 20. “Estou feliz e é um retorno que não consigo descrever. Espero o mais rápido possível ajudar o Tigre com vitórias. O Criciúma me ajudou e me colocou na vitrine do futebol mundial. Ainda não conversei com o treinador [Claudio Tencati]”, comentou.

Eder já vestiu a camisa carvoeira. “Vou usar a camisa de número 23, pois sempre me deu sorte”, brincou. O atacante tem 36 anos e é natural de Lauro Müller. O atleta deixou o Criciúma em 2005 para atuar no futebol italiano. Ele tem dupla nacionalidade e chegou a defender a seleção da Itália em 26 jogos e marcou seis gols. O atacante também disputou a Eurocopa de 2016.

Na última temporada, o atleta defendeu o São Paulo e atuou em 46 jogos, marcou seis gols e deu duas assistências. Ele chegou ao clube paulista em 2021 e se despediu com 75 partidas, 11 gols marcados e a conquista do Campeonato Paulista de 2021. Já em 2023 pelo Tigre, ele vai jogar o Campeonato Catarinense, Copa do Brasil e a Série B do Campeonato Brasileiro.

Números no Criciúma

Eder atuou em 34 jogos pelo Criciúma entre 2004 e 2005. Com a camisa carvoeira, tem 12 vitórias, oito empates e 14 derrotas. Ele marcou 10 gols, sendo três no Campeonato Catarinense, cinco na Série B e dois gols em amistosos nacionais.