Governador acompanhou ontem o monitoramento da Defesa Civil diante das previsões
Da Redação
O governador Jorginho Mello acompanhou na sede da Defesa Civil de Santa Catarina, ontem (17), o monitoramento da situação de alerta para o estado. Técnicos em meteorologia chamam atenção para temporais entre a tarde desta terça e madrugada de quarta, 18, para algumas regiões. Existe a previsão de chuva intensa, raios e rajadas de vento e granizo.
As regiões em atenção são: Litoral Norte, Grande Florianópolis, Alto Vale do Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Baixo Vale do Itajaí e Planalto Norte. Já as regiões em observação para temporais são: Meio-Oeste, Litoral Sul e Planalto Sul.
Jorginho Mello destacou a atuação dos profissionais envolvidos no monitoramento e no atendimento à população. “Precisamos aperfeiçoar ainda mais o nosso trabalho quando temos o registro de uma catástrofe natural no nosso estado. Vamos trabalhar em conjunto com as prefeituras para diminuir o tempo de resposta e o atendimento, caso haja uma ocorrência grave em algum dos nossos 295 municípios”, observou o governador.
“Recomendamos que a população fique atenta a essas condições e também acompanhe as atualizações dos avisos e alertas pelas redes sociais da Defesa Civil de Santa Catarina. Também é possível se cadastrar para receber os alertas por SMS através do número 40199. Mandando uma mensagem de texto com o número do seu CEP”, destacou o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil, Frederico Rudorff.
O monitoramento observa as mudanças climáticas já a partir da tarde desta terça e vai até as 3h da madrugada desta quarta. A Defesa Civil orienta as pessoas a redobrarem os cuidados para os perigos desses temporais localizados.
Como se proteger em caso de temporais:
- Abrigue-se em local seguro e fechado
- Evite lugares desprotegidos ou embaixo de árvores
- Não fique em áreas abertas como campo de futebol ou estacionamento
- Evite engarrafamentos em ruas atingidas pelo temporal
- Não estacione perto de árvores, rede elétrica ou placas de propagandas
- Afaste-se de estruturas altas como torres ou linhas telefônicas
- Emergências é só ligar no telefone 199 da Defesa Civil ou 193 dos Bombeiros