Ação chamou a atenção de populares que acabaram divulgando informação errada via vídeo

Criciúma e Balneário Rincão

Circulou nas redes sociais na quinta-feira (12) um áudio de um homem relatando ter presenciado um arrastão em uma sinaleira na Avenida Centenário, próximo da Estação Rodoviária de Criciúma. A Polícia Militar confirmou que houve uma movimentação policial na região, mas que o fato não se trata de um arrastão.

Segundo a PM, a ocorrência foi o desdobramento de um furto de um VW Fox. O carro foi furtado durante a madrugada no Balneário Rincão e localizado em Criciúma. Ao tentar fugir da abordagem policial, o motorista entrou no estacionamento de um mercado, abandonou o veículo e fugiu. Durante a fuga, ele entrou no Canal Auxiliar e retornou para a avenida Centenário, sendo detido próximo da rodoviária.

Ele confessou para a guarnição que furtou uma residência no Balneário Rincão. Além do carro, ele levou R$ 3 mil e dois aparelhos celulares, que foram abandonados em um terreno baldio ao lado da residência furtada.

Dentro do carro, os policiais apreenderam uma corrente de ouro e R$ 1.040,00. A esposa do suspeito também estava no veículo junto com filho do casal. Ela confirmou ainda que na casa deles tinha uma televisão que seu marido havia levado embora, mas não informou onde comprou. Na residência, os policiais encontraram o aparelho que também foi apreendido. Eles foram encaminhados para a delegacia.

Operações contra crimes

O aumento no número de ocorrências na área de segurança pública em Criciúma nos últimos dias mobilizou a Polícia Militar, que intensificou a presença policial nas ruas e deu início a uma operação para repressão de delitos. De acordo com o comandante do 9ºBPM, tenente-coronel Mário Luiz Silva, foi possível perceber um acréscimo nos crimes contra patrimônio – furtos e roubos – nos primeiros dias do ano na cidade.

A PM trabalha em dois eixos: a repressão qualificada com foco em áreas chamadas de “vermelhas”; e presença policial em áreas com grande circulação de pessoas. A repressão é realizada em áreas apontadas pelo setor de inteligência da PM como possuindo o maior número de criminosos ou onde o tráfico de drogas acontece de forma mais intensa.

“Sabemos que existem locais onde os marginais permanecem, e depois se deslocam para cometer crimes em outras áreas”, destaca o comandante.

A corporação intensificou também a presença policial em áreas de grande circulação. “Assim, podemos restabelecer a sensação de segurança na população. Queremos que a população sinta a presença estatal perto de si”, conclui o tenente-coronel.