O espaço está localizado na Rua Djalma Marques Escaravaco, esquina com as Ruas Ângelo Sartor e Ézio Lima, no Jardim Elizabete
Içara
Vereadores aprovaram o projeto de lei que denomina Praça Nequinho Viana, o espaço localizado na Rua Djalma Marques Escaravaco, esquina com as Ruas Ângelo Sartor e Ézio Lima, do Bairro Jardim Elizabete, em Içara. Para o autor do projeto, o presidente do legislativo Itamar da Silva (PP), a designação da praça é uma homenagem ao Senhor Manoel José Viana, popularmente conhecido como Nequinho Viana.
“Seu Nequinho sempre foi um cidadão muito querido pela comunidade, pois gostava de ajudar as pessoas. Participava de forma intensa dos eventos religiosos de Içara. E trabalhou muitos anos de forma voluntária na construção da Igreja Matriz São Donato”, comentou Silva. Com a aprovação a matéria foi encaminhada para sanção do Poder Executivo.
Homenageado
Manoel José Viana, mais conhecido como “Nequinho Viana” nasceu no dia 7 de dezembro de 1927 na localidade de Lagoa dos Esteves, município de Içara. Seus pais e irmãos trabalhavam na agricultura com o cultivo de cana de açúcar e mandioca, onde possuíam engenho para produção de farinha. Em 1949, casou com Maria Patrício (Maricota), e tiveram nove filhos. Com o nascimento dos filhos e procurando melhores condições de trabalho e renda, seu Nequinho mudou-se com a família para o Bairro Próspera (Criciúma), onde em 1955 começou a trabalhar como mineiro na extração de carvão, até aposentar. Em 1969, mudou-se com a família para Içara, onde morou primeiramente em uma residência na Rua Vitória, centro do município. Em 1978, aos 51 anos foi com a família morar no Bairro Jardim Elizabete, passou a trabalhar com pavimentação de ruas em todo município, na colocação de lajotas pré-moldadas, pavimentando a maioria das ruas do Bairro Jardim Elizabete. Seu Nequinho faleceu em 2019, aos 92 anos.