Definida

Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Criciúma para o exercício de 2023 está definida. Eleição foi na sessão desta terça-feira e não tivemos surpresas. Salésio Lima foi confirmado. Márcio Darós (PSDB) é o vice-presidente; Roseli De Lucca (PSDB) será a primeira secretária e Obadias Benones (Avante), o segundo secretário.

“E como eu tive o apoio de todos os parlamentares e profissionais da casa para concluir a minha gestão, tenho certeza que o mesmo acontecerá com o Salésio e demais membros da nova mesa”, prevê a atual presidente, Roseli De Lucca.  Já o próximo presidente Salésio Lima iniciou sua fala, lembrando que o dia 13 de dezembro já é uma data muito especial para ele. “É o dia da Santa Luzia, padroeira da minha comunidade”, explica. Para ele, estar à frente da câmara, que representa todos criciumenses, é motivo de alegria, de ainda mais trabalho e respeito por todos. “Quero, com a mesa diretora, ser leal aos compromissos públicos assumidos em prol de nossa cidade. Trabalhar em unidade com todos os colegas parlamentares para obtermos os resultados que Criciúma merece”, destaca Salésio.

Enquanto isso

Em Içara a eleição para a presidência da Câmara está marcara para sexta-feira. A expectativa é de que a chapa de oposição confirme as articulações de bastidores e alcance os oito votos necessários para garantir o comando do legislativo. O acordo inicial da base do governo é para que o PSDB fique com o mandato nos últimos dois anos, mas MDB, PSD e o PL articulam um caminho alternativo. É o que está desenhado, mas vamos aguardar sexta. Já vi presidente que se considerava eleito ensaiando o discurso no corredor da Câmara enquanto outro era eleito em seu lugar.

Na Cooperativa

Cada vez mais forte a tendência de que a eleição da Cooperaliança seja marcada pelo consenso e pela chapa única encabeçada pelo atual presidente Reginaldo de Jesus. No paço, a leitura é de que a administração municipal vai se manter isenta. O motivo é a boa relação com o comando da Cooperativa e com os integrantes da chapa que irá disputar a reeleição.

Segurança

Município de Cocal do Sul deve ganhar a partir do próximo ano um serviço de transporte coletivo. A informação é do prefeito Fernando de Fáveri. Em entrevista à Massa FM ele lembrou que a medida vai facilitar o deslocamento de moradores do município para o comércio e áreas industriais da cidade. Segundo de Fáveri, até que a atividade se consolide ela será subsidiada pelo governo.

Obra

As obras de revitalização do Aeroporto Diomício Freitas serão retomadas e concluídas. A informação é do prefeito de Forquilhinha. Segundo José Cláudio Gonçalves, o Neguinho, uma articulação junto a empresários, empreiteira e governo do Estado assegurou a manutenção do projeto. A expectativa é de que a obra seja finalizada, no máximo, até abril do próximo ano. A expectativa é de que a obra de revitalização assegure a retomada dos voos comerciais em Forquilhinha.

Transição

A PEC da Transição não tem data marcada para ser votada na Câmara dos Deputados. Foi o que informou a Secretaria-Geral da Mesa Diretora da Casa. O tema, no entanto, deve dominar os debates na Câmara a partir desta terça-feira. A PEC vai garantir a liberação de recursos fora do chamado teto de gastos para que o futuro presidente possa colocar em prática algumas promessas de campanha como a manutenção do Bolsa Família em 600 reais.

Convite feito

Prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro, cumpriu agenda na capital do Estado na terça-feira. Um dos compromissos foi com o governador eleito Jorginho Mello. Clésio foi entregar convite para a festa de aniversário de Criciúma no dia seis de janeiro. “Convite feito para que o governador compareça em pelo menos uma das inaugurações”.