Chef PV Show ensina a beneficiar uma peça bruta de alcatra e economizar na compra com carne de primeira

A alcatra está localizada na parte traseira do animal entre o lombo e a coxa e representa, aproximadamente, 8,84% da carcaça. É um corte considerado magro, nobre e versátil. Ela tem tom vermelho forte, e não tem nervos ou rebarbas de gordura, o que contribui para ser considerado carne de primeira

Na verdade, este corte engloba cinco outros cortes de carne, entre os quais a picanha. a maminha, o miolo da alcatra, o bombom e o steak do açougueiro. Nos atacadões de nossa região, você encontra o corte inteiro, apenas sem a picanha, que é vendida separadamente. Foi pensando nisso que dividimos a peça em seus cortes, para lhe mostrar como você pode beneficiar a carne bruta.

Maminha: Carne extremamente macia, que pode ser feita na churrasqueira com marinadas diversas. Por ter gosto neutro, ela permite muitas combinações. A maminha na mostarda é um espetáculo.

Miolo da Alcatra: O miolo da alcatra é magro e macio. Pode ser usado para bifes finos e espessos, que podem ser feitos na frigideira ou na brasa.

Bombom: O bombom é uma peça comprida, muito parecida com o filé mignon em diversos aspectos. Ele tem boa maciez e também o mesmo formato. Se você quer comprar o filé, mas não tem tanto dinheiro, o bombom é uma substituição certeira.

Steak do Açougueiro: O staek foi criado pelo artesão da Carne Marcos Bassi, ele está no coração da alcatra e recebe a alcunha de iguaria.

Picanha: Rainha do churrasco, em nossa região, é retirada do conjunto da alcatra e vendida separadamente. Dispensa apresentações.

Você pode conferir no QR Code, a vídeo aula do Chef PV Show, ensinando como retirar e limpar todos os cortes.

Mas vamos fazer churrasco? Que tal assarmos o Staek do Açougueiro?!

O steak do açougueiro é uma tira de carne que pode ter de 150g a 250g. Ele tem um sabor completamente diferente das outras carnes. Segundo Marcos Bassi, seu descobridor, ele é uma iguaria.

Modo de preparo: Acenda o carvão e deixe-o na força dos 5 segundos. Coloque a grelha para aquecer também. Tempere o steak com sal de parrilla e pimenta do reino moída na hora. Deixe a carne absorver o sal em temperatura ambiente, próxima e churrasqueira. Após isso, coloque-a na brasa.  Fique atento(a). Se o fogo estiver na temperatura certa, o steak vai precisar de apenas dois minutos de cada lado. Retire da churrasqueira, deixe descansar e saboreie.

Obs: Marcos Bassi costumava dizer que o steak do açougueiro não pode ser servido. Ele é a carne do churrasqueiro. Se você quiser comer, precisa comprar e assar a sua peça. Legal não é mesmo?

Esse e muitos outros vídeos sobre churrasco, você encontra no meu canal no Youtube. Acesse Chef PV Show e se inscreva. Vale também ativar o sininho para receber as notificações.