Meta da Casan é concluir em dezembro a construção da canalização de água bruta para Criciúma

Criciúma

A Casan trabalha com a meta de concluir em dezembro a construção da nova adutora de Criciúma. A rede é uma das maiores obras do Programa Planejamento Hídrico de Santa Catarina e levará água bruta da Barragem do Rio São Bento, em Siderópolis, até a Estação de Tratamento de Água São Defende, em Criciúma, em um investimento de mais de R$ 24 milhões.

Atualmente as equipes trabalham no último trecho da obra, que é a travessia do rio Mãe Luzia, um dos pontos mais complexos do projeto. No total, foram implantados mais de 6,2 mil metros de tubulação de grande porte, além da instalação dos blocos de apoio, caixas de descarga e ventosas.

Quando estiver pronta, a nova adutora vai ampliar em 50% a capacidade de levar água até a ETA São Defende. O objetivo é garantir mais segurança ao Sistema Integrado de Abastecimento de Criciúma, que atende mais de 400 mil habitantes de Criciúma, Forquilhinha, Içara, Maracajá, Nova Veneza, Siderópolis e Morro da Fumaça.

A obra permitirá ainda manter as tubulações da rede existente como reserva para situações de emergência, além de possibilitar a ampliação da Estação de Tratamento de Água, que já está em projeto pela Casan.