Decreto do governador Carlos Moisés tinha proibido jogos de futebol até o dia 7 de agosto

Criciúma

O Campeonato Catarinense de Futebol, que estava com os jogos marcados para esta terça-feira e na quarta-feira, teve a programação alterada para quinta-feira. Um decreto do Governador Carlos Moisés na sexta-feira suspendeu os jogos até o dia 7 de agosto, mas no domingo, o governador retrocedeu e decidiu voltar atrás no decreto e liberar a realização dos jogos em portaria publicada ontem (27).

Desta forma, o jogo entre Marcílio Dias e Criciúma, marcada para hoje, às 18h30, ficou para quinta-feira. As duas equipes empataram no jogo de ida realizada no estádio Heriberto Hülse, em Criciúma, por 0 a 0. O vencedor do confronto de quinta-feira ficará com a vaga à semifinais da competição. Os outros três jogos, Figueirense x Juventus, Joinville x Brusque e Avaí contra a Chapecoense também estão marcados inicialmente para quinta-feira.

No sábado, após ter conhecimento do decreto do governador da suspensão do campeonato, o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Rubens Angelotti, e o presidente da Associação de Clubes de Santa Catarina, Francisco Battistotti, entraram em contato com o governador para que ele permitisse a realização dos jogos. “Se o decreto permanecesse valendo, com a suspensão até o dia 7 de agosto, seria impossível a realização do campeonato, até porque o Campeonato Brasileiro das Séries A, B e C começam no dia 8 de agosto, e não haveriam datas para a realização das partidas”, explicou o presidente da Federação Catarinense Rubens Angelotti.

O presidente da Federação e o presidente da Associação de Clubes estavam estudante a possibilidade de realizar as partidas de volta das quartas de finais até a grande final, em outros estados. Segundo eles, a ideia era fazer os jogos no Paraná ou então no Rio Grande do Sul. “Com a liberação das partidas pelo governo poderemos realizar os jogos e tentar terminar o Campeonato até o início das competições nacionais”, garante Angelotti.

Mudança de foco

Não somente a cabeça dos cartolas está bagunçada com este vai e vem da competição. Os Departamentos de Futebol também estão sofrendo com as indefinições por parte do Governo de Santa Catarina sobre a liberação para a realização dos jogos. O Criciúma até sexta-feira, estava com o cronograma feito para o jogo de hoje, mas teve que refazer. No sábado, por exemplo, a Comissão Técnica realizou um treino tático já pensado na estreia do Campeonato Brasileiro, mas no domingo teve que mudar o foco novamente e refazer a programação para enfrentar o Marcílio Dias na quinta-feira.

O técnico Roberto Cavalo vai aproveitar mais estes dias de treinamento para definir o substituto de Adenilson. O volante recebeu o terceiro cartão amarelo no jogo de ida e não poderá entrar em campo na quinta-feira. Se optar por três atacantes, Cavalo deverá escalar Léo Ceará, Tiago Henrique e Jean Dias, já se preferir jogar com três volantes, Cristofer deve ser o escolhido para entrar em campo.