Começa hoje a vacinação de adolescentes

11

Há campanhas nas redes sociais para chamar a população adulta remanescente acima de 18 anos

Içara e Criciúma

Os órgãos sanitários dos municípios estão chamando a população adulta acima de 18 anos para se vacinarem com a primeira dose e os que já podem receber a segunda dose para comparecer aso postos de vacinação. Hoje (1º), começa hoje a vacinação de adolescentes entre 12 e 17 anos.

Em Criciúma, segue vacinação para 1ª e 2ª doses em todas as 46 salas de vacinação, das 8h às 17h. Em Içara, a secretaria de Saúde está chamando a população com mais de 18 anos que ainda não se vacinou porque, com a chegada da nova faixa etária de vacinação contra a Covid-19, o município inicia hoje a vacinação e dará mais atenção a imunização dos adolescentes de 16 e 17 anos sem comorbidades e jovens de 12 a 17 anos com comorbidades, perante a comprovação de atestado médico. Para atender a demanda final das pessoas com idades acima de 18 anos, o Centro de Vacinação, localizado na avenida Procópio Lima, na Praça da Juventude, estará aberto todos os dias das 14h às 20h.

Ontem (31), em Criciúma, o Salão Paroquial de Santa Bárbara, esteve novamente aberto para vacinação até às 20h, tanto para 1ª dose em pessoas acima de 18 anos, quanto para segunda dose. Para imunização é necessário estar cadastrado no Portal minhavacina.criciuma.sc.gov.br e para segunda dose, é necessário levar a carteira de vacinação.

Segunda dose

A segunda dose, em Içara, está sendo aplicada nas unidades de saúde dos bairros onde o cidadão recebeu a primeira dose. Para quem fez a primeira dose no Centro de Vacinação, a segunda dose também será aplicada no Centro.

Em Criciúma, mais de 3,8 mil pessoas não voltaram para tomar a 2ª dose da vacina. O número preocupa a administração municipal que está reforçando a importância de se tomar o ciclo completo de imunização. Um decreto municipal determina que após 10 dias do prazo, o imunizante seja encaminhado para vacinação de outras pessoas.

“Precisamos que todo o ciclo seja terminado para que a imunização atinja toda a população”, destacou o secretário de Saúde, Acélio Casagrande. Segundo ele, o decreto ajuda a não deixar represadas as doses. “Mas nosso objetivo é acima de tudo vacinar toda a população com as duas aplicações, porque só assim poderemos garantir um retorno seguro à normalidade”, completou o secretário.

De acordo com dados da Vigilância em Saúde, são mais de 2,3 mil pessoas que deixaram de fazer AstraZeneca, 883 Coronavac e pelo menos 619 da Pfizer. “O calendário de aplicação está bem claro e a data exata para a segunda dose pode ser buscada no portal minhavacina.criciuma.sc.gov.br, mas também na carteirinha de saúde ou tirando dúvidas nas Unidades Básicas de Saúde”, afirmou o gerente de Vigilância em Saúde, Samuel Bucco. “Precisamos muito que as pessoas compareçam para fecharmos o ciclo e dar continuidade a outras faixas etárias”, enfatizou o gerente.

O prazo para aplicação da segunda dose varia de acordo com a marca da vacina aplicada, sendo: Coronavac – 14 a 28 dias, AstraZeneca – 70 a 84 dias, Pfizer – 84 dias.