Ano de conquistas

Presidente da Fundai Ibanez Zanette fez ontem, em entrevista à Massa FM, uma breve avaliação das ações do ano na fundação. “Acredito que foi um 2022 de conquistas, que seguimos evoluindo. Além de manter ações como o reciclou levou, ampliando o aporte financeiro, também inovamos com o Recicla Escola, reforçamos a coleta seletiva e desburocratizamos uma série de procedimentos da fundação. São ações pensadas pelos técnicos da fundação e por isso nosso grau de assertividade tem sido tão alto. Claro que ainda temos muito a avançar, mas terminamos o ano com saldo positivo”, comemora.

Na Política

Ibanez também aproveitou a entrevista para avaliar o momento do seu partido o PL. Protagonista no Estado com a eleição de Jorginho Mello e de uma grande bancada, ele afirma que o partido também deve figurar como protagonista em Içara. “Somos aliados da prefeita Dalvania e integramos o governo, claro que seguiremos nessa relação, mas o PL vai buscar cada vez mais o protagonismo na cidade. Aliás, as portas também estão abertas para a prefeita. Quem não gostaria de ter a Dalvania no seu partido?”

Ano que vem

A Tradicional Feira do Livro de Criciúma não será realizada em 2022. A informação é do presidente da Fundação Cultural. De acordo com Zalmir Casagrande problemas burocráticos inviabilizaram o evento, que acabou transferido. Segundo ele, a Feira do Livro ficou programada para março do ano que vem. A data e os detalhes da feira devem ser apresentados no começo de 2023.

Adiada

Por conta do mau tempo, o governador Carlos Moisés cancelou sua vinda ao Sul do Estado. O chefe do executivo tinha agenda em Forquilhinha para a inauguração da Rodovia Jacob Westrup e em Içara. Na capital do Mel, Moisés iria entregar a ordem de serviço para o início das obras de duplicação da SC-445. Expectativa é de que uma nova data para os dois eventos seja confirmada ainda esta semana.

Sucesso

Fundação de Meio Ambiente de Içara pretende reforçar em 2023 o projeto Recicla Escola. Desenvolvida em formato de gincana e em parceria com a empresa Eskimó, a ação recolheu mais de 300 toneladas de material reciclável. Em entrevista a Massa FM o presidente da Fundai Ibanez Zanette lembrou que além de gerar economia ao município e proteger o Meio Ambiente o projeto também garantiu renda extra para a cooperativa de catadores da cidade.

Esta semana

A PEC de Transição do Governo Federal deve ser apresentada até terça. Segundo o senador Marcelo Castro, a proposta precisa ser votada até o dia 10 de dezembro para que o Congresso possa definir em tempo hábil o pagamento do Bolsa Família, hoje Auxílio Brasil, e concluir a proposta orçamentaria do próximo ano, que irá balizar as contas do novo governo. De acordo com Marcelo Castro, os dois grandes desafios atuais para que o país continue funcionando são a aprovação da PEC da Transição e o Orçamento de 2023.

Expectativa

Comércio de Criciúma inicia na próxima segunda-feira o atendimento em horário diferenciado para o Natal. Na primeira semana as lojas ficarão abertas até as 21 horas. Já nas duas semanas que antecedem o Natal, o comércio vai atender até as 22 da noite. A expectativa é de que a data termine com um crescimento de pelo menos 7% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.

Articulando

Prestes a encerrar seu mandato de presidente na Câmara de Içara, Itamar da Silva articular nos bastidores uma outra função. Foco seria a secretaria de obras da cidade. Já na Câmara a articulação é para que o PSDB assuma o comando do Legislativo. Polaquinho é o mais cotado”.