Salvaro fica

Presidente do PSDB de Criciúma e secretário geral do prefeito Clésio Salvaro, Vagner Espíndola garante que a saída de Clésio do PSDB é um assunto fora de cogitação. “Não existe essa história de Clésio no PL. Essa informação não procede, está fora de cogitação. Primeiro porque cogitar isso agora é oportunismo e depois porque o próprio PSDB está se reorganizando”, avalia. Há nesse cenário ainda um outro fator a ser analisado. Se optasse migrar para o PL, Salvaro chegaria como coadjuvante e teria que disputar o protagonismo do partido com Jorginho Mello, Jorge Seif, Caroline de Toni, e tantas outras lideranças que asseguraram mandato no último domingo. Bem diferente da posição de liderança estadual que detém hoje no ninho tucano.

Na oposição

A saída de Miri Dagostin do comando da Secretaria de Educação de Criciúma não foi bem digerida pelo partido. A sigla não descarta inclusive a possibilidade de migrar para a oposição a Salvaro. Os progressistas tem três cadeiras no Legislativo de Criciúma. Além de Miri, integram a bancada do 11 Júlio Kaminski e Manoel Rozeng, que sempre estiveram transitando mais entre a neutralidade e a oposição. A justificativa para a saída de Miri foi o desempenho no Ideb, mas para o PP a decisão é política e deve ter consequências. O próprio Miri não tem escondido o desconforto gerado pela decisão de Salvaro.

Fortalecido

Presidente do PL de Içara Ibanez Zanette tem celebrado o resultado atingido por seu partido na cidade durante o último domingo. O PL, impulsionado por Bolsonaro, claro, fez uma votação considerável no município também para os candidatos a deputado e ao senado. Como líder do partido, alinhado com Daniel Freitas e Jesse Lopes, ele acaba contabilizando esse sucesso e nos bastidores já há quem aposte nele como uma alternativa de composição para 2024.

Expectativa alta

Fim de semana é de horário estendido no comércio de Içara e também em outras cidades da região. Em Içara, aliás, tem uma série de atrações na Praça. Tudo para atrair as famílias, movimentar as lojas e aquecer o setor. Segundo uma pesquisa realizada pela Fecomércio a projeção é que o Estado registre um crescimento de pelo menos 20% nas vendas em comparação com o mesmo período do ano passado.

Otimismo

O setor varejista, aliás, não esconde o otimismo para a reta final de 2022. Aposta é que Black Friday e Natal serão marcados por lojas cheias e pela retomada dos fins de ano gordos que o setor viveu até antes da pandemia. Confiança que extrapola inclusive o resultado das urnas.

Nas ruas

Apoiadores de Lula e Bolsonaro devem tomar as ruas já no fim de semanas. Ordem é manter a mobilização e o pedido de voto. Avaliação é de que será um segundo turno equilibrado e definido nos detalhes

Prorrogado

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou para o dia 14 de outubro o prazo de comprovação das informações apresentadas na inscrição para a lista de espera do Programa Universidade para Todos (Prouni). A mudança consta do Edital n°103, publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta sexta. Segundo o MEC, a prorrogação tem, por objetivo, “garantir o máximo de tempo hábil aos participantes, para que possam comprovar as informações prestadas no momento da inscrição junto às instituições de ensino para as quais se inscreveram”.