Bolsonarismo x Petismo

Na eleição marcada pela polarização entre o antipetismo e o antibolsonarismo, os petistas saíram na frente. Agora, o segundo turno é outro processo, outra história. Uma coisa que fica sacramentada, no entanto, é que os institutos de pesquisa erraram mais uma vez, erraram feio e vão precisar se reinventar. Definitivamente erraram tudo.

Por aqui

Em Santa Catarina, em uma eleição marcada pelo equilíbrio entre os candidatos vamos ter a disputa de um segundo turno entre Jorginho Mello e Décio LIma. A dúvida agora é saber quem conseguirá agregar mais e se haverá alguma surpresa lá no final do mês.

Raimundo

Surpresa também no Senado com a vitória de Jorge Seif Jr. Raimundo Colombo, colocado como líder, ficou mais uma vez pelo caminho, pela segunda eleição consecutiva e praticamente encerra sua vida política.

Para casa

As urnas mandaram para casa parte da família Amin. Esperidião perde no governo, mas volta para o Senado, nem Ângela e nem João conseguiram cargos.

Decepção

O desempenho de Márcio Búrigo ficou abaixo do esperado, muito abaixo. Foi a grande decepção do processo em Criciúma.

Se anularam

Vampiro e Ada de Lucca, como muitos já previam, acabaram morrendo abraçados. Vampiro ficou distante do que projetava, mas sem a disputa direta com Ada, talvez tivesse garantido a vaga em Brasília.

Urnas preferenciais

Desta eleição parece ter ficado a necessidade de se criar, já no pleito municipal, uma urna extra por seção para que se registre os votos dos eleitores com alguma prioridade. Fica melhor para eles e melhor para quem está na fila.

Tranquilo

No geral, apesar de toda a polarização vivida no Brasil, tivemos uma eleição marcada por muita tranquilidade. Claro que tivemos ocorrências, mas tudo dentro do previsto, situações que já ocorrem tradicionalmente me praticamente todos os pleitos.

Melhorando

Outra situação que segue melhorando é o tradicional derrame de santinhos próximo dos colégios eleitorais. Foram pouquíssimos casos em Criciúma e nas cidades vizinhas. Parece que os eleitores e os próprios candidatos estão revendo suas posturas.

Boca de urna

Polícia Militar registrou pelo menos três casos de boca de urna na região. A primeira ocorrência foi no Bairro Renascer. Um homem foi conduzido para a Central de Flagrantes porque estava distribuindo material de campanha de um candidato a presidência da República. Situação semelhante, em Forquilhinha. Mulher foi flagrada no Bairro Santa Isabel, próximo a uma seção eleitoral distribuindo colinhas de um candidato a presidência. Mais tarde, em Criciúma, no Bairro Operária Nova, uma mulher estava próximo ao ponto de votação distribuindo material de campanha de candidatos a deputado Estadual e Federal. Com ela a polícia também encontrou 770 reais em dinheiro. Casos foram levados à Justiça Eleitoral e os envolvidos vão responder por crime eleitoral.