Atividades em comemoração ao Dia da Árvore são promovidas em Criciúma

12

Oficinas foram realizadas para mostrar o significado da data e a importância dos cuidados com o meio ambiente

Criciúma

A comemoração do Dia da Árvore foi realizada ontem (21) para mostrar a importância do tema no município a Diretoria de Meio Ambiente de Criciúma (Dmacri) realizou algumas oficinas no Parque Municipal Prefeito Altair Guidi. As atividades foram realizadas durante todo o dia, com a finalidade de mostrar o significado desta data e para conscientizar, ainda mais, as pessoas sobre a importância dos cuidados com o meio ambiente.

Segundo o coordenador de Educação Ambiental, Eduardo Luzzi Damassini, foram realizadas ontem atividades de plantio de mudas nativas no parque, doação de mudas frutíferas e nativas para os servidores e população, e oficinas de plantio de suculentas com a fabricação de potes com material reciclado.

“Esse dia é importante para mostrar todos os benefícios que as árvores costumam nos proporcionar, além de mostrarmos a importância e as funções que elas realizam para o nosso planeta. As árvores são as guardiãs da Terra e existem desde o início da vida, sendo assim, elas demonstram uma grande importância tanto para nós seres humanos quando para o próprio meio ambiente”, destacou.

O coordenador frisa que alguns dos benefícios que as árvores proporcionam são: ar, alimentos, sombras, florescem a vegetação e entre outras funções. “As atividades contribuem para lembrar que as árvores estão sempre conosco e nos fornecem tudo de graça, sem pedir nada em troca, então sempre mostramos que não devemos lembrar delas somente neste dia”, ponderou.

De acordo com o Damassini, atividades foram desenvolvidas para celebrar a data e, principalmente, para as pessoas criarem uma conexão com a natureza. “Estudos comprovam que abraçar uma árvore e estar em meio a natureza é uma terapia e faz bem para nós, melhorando tanto a saúde mental quanto o bem-estar”, pontuou.

Além disso, para a diretora de Meio Ambiente, Anequésselen Bitencourt Fortunato, além de as pessoas gostarem de praticar o plantio de uma árvore ou levarem uma árvore nativa ou frutífera para plantar na sua casa, todas essas atividades fortalecem a consciência ambiental de cada um que participa.

“A conscientização ambiental é um dos principais pilares da diretoria, e ver os ótimos resultados dessas ações é o que nos move a melhorarmos nossos trabalhos no município. Desse modo, ver esses resultados proporcionados para população criciumense e para os próprios servidores, ainda que por alguns minutos, é um sentimento maravilhoso”, enfatizou.

Atividades nas escolas

Além disso, as comemorações em alusão ao ‘Dia da Árvore’ também acontecerão na próxima semana, com atividades de educação ambiental nas escolas da rede municipal de ensino. “Iremos em cada escola do município entregar uma mudinha frutífera com uma cartinha para as crianças plantarem na escola”, completou a diretora de Meio Ambiente.